Transferência externa 2010 edital curso de Licenciatura em Enfermagem



Baixar 25.08 Kb.
Encontro05.08.2016
Tamanho25.08 Kb.




TRANSFERÊNCIA EXTERNA 2010

EDITAL

Curso de Licenciatura em Enfermagem
A Diretoria da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP), consoante à deliberação da Comissão de Graduação, comunica que estão disponíveis para o processo de Transferência Externa da USP 2 (duas) vagas, para ingresso no Curso de Licenciatura em Enfermagem – 3º semestre (2º ano).
Documentação:

A documentação dos candidatos pré-selecionados pela FUVEST, na 1ª fase do processo de transferência será recebida pelo Serviço de Graduação da EERP-USP, situada à Avenida Bandeirantes, 3900, nos dias 18 e 19 de agosto de 2010, das 09 às 16 horas.



Documentos necessários para inscrição- 2ª fase:

- Atestado de matrícula, fornecido pela instituição de origem, constando curso, ano ou período em que o aluno encontra-se matriculado;

- Histórico escolar completo;

- Programa das disciplinas cursadas e aprovadas, fornecidos pela instituição de origem;

- Fotocópia do documento de identidade (RG).
A Seleção dos Inscritos obedecerá aos seguintes critérios:
Fase eliminatória:

a) Análise do histórico escolar, sendo eliminado o candidato que não obtiver equivalência em no mínimo 70% dos créditos relativos às disciplinas do primeiro ano do curso de Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Pret, abaixo relacionadas.

- ERG0202 Anatomia (ementa)

Nessa disciplina serão abordados conceitos básicos que permeiam a compreensão dos diferentes sistemas do corpo humano, promovendo o entendimento dos meios propedêuticos necessários para o desenvolvimento de competências para as intervenções de enfermagem.

- ERM0104 Biologia Celular, Histologia e Embriologia (ementa)

Serão abordados conceitos sobre a organização estrutural e funcional de uma célula eucariota, servindo como base para a compreensão da organização dos tecidos, do desenvolvimento embrionário de um organismo, promovendo o entendimento dos meios propedêuticos necessários para o desenvolvimento de competências para as intervenções de enfermagem. Os conceitos estudados estimularão a compreensão e a integração de conhecimentos com as disciplinas clínicas.

- ERP0127 Bioquímica (ementa)

Os principais tópicos a serem abordados através do conteúdo programático da disciplina de Bioquímica serão: estrutura dos carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucléicos, metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas, diabete melito, dislipidemias, osteoporose, obesidade, alterações no equilíbrio dos eletrólitos e alterações do equilíbrio ácido-base.

- ERG0203 Fisiologia (ementa)

A disciplina deverá propiciar aos estudantes oportunidades para a consolidação das bases de informação e elaboração de conhecimentos sobre temas de fisiologia. Os conteúdos são desdobrados em tópicos, os quais enfocam conceitos e princípios pertinentes às funções e aos mecanismos de processo e de regulação dos diversos componentes dos respectivos sistemas estudados. Serão abordados conceitos básicos que permeiam a compreensão destes diferentes sistemas do corpo humano, promovendo o entendimento dos meios propedêuticos necessários para o desenvolvimento de competências para as intervenções de enfermagem.

- 2200006 Oficina Temática Vivencial: a Inserção na Universidade (ementa)

Atividade em grupo para reflexão, troca e elaboração de experiências entre discentes que ingressaram na Universidade, com a intenção de aliviar ansiedades e facilitar o enfrentamento desse momento de inserção no cotidiano universitário.

- 2200009 Cuidado Integral em Saúde I (ementa)

Iniciar o estudante no desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a realização de ações voltadas ao cuidado integral às necessidades individuais, coletivas e gestão do cuidado em saúde/enfermagem de acordo com os princípios éticos. Os cenários de ensino-aprendizagem são as Unidades de Estratégia de Saúde da Família. Está prevista consultorias nas temáticas/áreas de conhecimento: saúde coletiva, semiologia/semiotécnica, ética, direitos humanos em saúde e educação, comunicação e relacionamento interpessoal.



- ERM0100 Saúde Ambiental (ementa)

Promover a aquisição de conhecimentos sobre instrumentos básicos de intervenção em diferentes situações de risco presentes no ambiente físico, baseado nos princípios técnicos e científicos que fundamentam o saneamento do meio e sua relação com a saúde humana e ambiente.

- ERP0106 História da Enfermagem (ementa)

Traz reflexões sobre a ação de cuidar em seus primórdios até constituição da enfermagem como profissão, assinalando sua configuração nos diversos períodos históricos.



- ERP0207 Psicologia da Saúde (ementa)

Enfoque nas concepções da Psicologia que norteiam a compreensão das relações entre comportamentos, emoções e adoecimento.



- ERP0126 Ética e Cidadania: Recursos Fundamentais a Vida (ementa)

Referenciais conceituais de Ética, visando compreender as noções de valor, respeito, privacidade, autonomia, limites da relação profissional a fim de subsidiar a postura ao aluno no acesso às pessoas, relacionada à abordagem das famílias na comunidade. Tais conceitos devem estabelecer relação com as situações encontradas nessas situações. Discussão critico-teórica sobre a visão integral do ser humano, tendo como ponto de partida que em Saúde a visão clássica é colocada como fragmentária (modelo médico). Confronto com a concepção de Homem ou de natureza humana e reflexão sobre a diversidade e a complexidade da pessoa, que é o foco da ação profissional em enfermagem e em saúde em geral.



- ERP0134 Fundamentos Filosóficos em Saúde e Educação (ementa)

Reflexão sobre os conhecimentos básicos em filosofia que forneçam subsídios para entendimento da natureza humana e sobre a gênese, a evolução e a constituição da realidade humana; estudo crítico da aparição, exposição e desenvolvimento dos problemas filosóficos ao logo do tempo e das diversas tentativas para dar-lhes soluções, com ênfase nas principais correntes do pensamento ocidental e sua relação com o campo da educação; reflexão sobre a fundamentação filosófica dos saberes de enfermagem.



- ERM0107 Políticas e Organização dos Serviços de Saúde (ementa)

Focaliza a história da saúde pública e assistência à saúde no Brasil, a organização do sistema de saúde e as políticas de atenção à saúde.



- ERP0131 Educação e Sociedade (ementa)

Inicia o estudante na compreensão do contexto educacional e suas relações com as condições de vida da população, articulando práticas educativas e de saúde, tendo em vista a Escola como promotora de saúde e a formação critica dos profissionais técnicos de enfermagem.



- ERP0209 Direitos Humanos em Saúde e Educação (ementa)

Enfatiza os direitos humanos, civis, políticos e o princípio da solidariedade. Direitos de acesso à educação e à saúde. Direitos e responsabilidade do usuário dos serviços de saúde.


Fase classificatória:
b) Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de aproveitamento de crédito.

   No caso de igualdade de aproveitamento de créditos, o desempate será feito, sucessivamente, através dos seguintes critérios:



1º Alunos de cursos da USP terão preferência sobre alunos de outras instituições de ensino superior;

2º Maior nota obtida na primeira fase do processo de transferência externa USP 2011;

3º Maior idade.
O resultado será divulgado em 22 de outubro, devendo o aluno selecionado formalizar, pessoalmente, o aceite e compromisso com a transferência até as 15 horas do dia 26 de outubro, no Serviço de Graduação da EERP-USP.
Matrícula:

A matrícula será efetuada nos dias 24 e 25 de janeiro de 2011.



EERP, aos 12 de maio de 2010.



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal