TRÊs dias com jonas na barriga do peixe



Baixar 19.67 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho19.67 Kb.
TRÊS DIAS COM JONAS NA BARRIGA DO PEIXE”
Pr. Alexandre Augusto

Igreja do Evangelho Quadrangular

Itajubá/MG

www.pralexsandreaugusto.wordpress.com
TEXTO

Jonas

- Capitulo 1

17. Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.

- Capitulo 2

01. E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
02. E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
03. Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.
04. E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.
05. As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.


  • INTRODUÇÃO

“Através desta mensagem gostaria de levar você, amado irmão, a meditar na revelação que D’us me concedeu, para que você possa enriquecer sua vida espiritual para com D’us e reavaliar seus conceitos e de como você tem conduzido sua vida e suas atitudes para com o todo poderoso”.

Hoje quero falar de um livro dos mais interessantes, a bíblia. Todos neste livro brilham, exceto Jonas! Amamos esta história desde pequenos por ser ela tão fácil de entender... Um peixe que engole um homem... Depois nada até a praia e cospe o homem! São e salvo.

Mas quando ficamos mais velhos, olhamos para a história e aprendemos que ela é tão imensa em seu significado que podemos enxergar Cristo indo até a morte e voltando à vida. O próprio Jonas foi o primeiro profeta Hebreu enviado aos Gentios com uma mensagem. E, indo mais além, Jonas é uma figura da nação Judaica, completa e desesperadamente perdida, enquanto Nínive é uma figura de todo o mundo escutando a mensagem de Deus através de um Judeu!

Ele é instruído pelo Senhor a ir à grande cidade Gentia de Nínive, e dizer ao povo que D’us viu toda a sua maldade, e que a cidade seria destruída em 40 dias. Mas Jonas foge do Senhor. Você já fez o mesmo? Você já sentiu necessidade de falar a alguém sobre sua alma e acabou não falando? Será que D’us deixou Jonas fazer o que queria? Sim. Ele deixou que Jonas fosse até o fim, permitindo até que os homens o jogassem no mar. Só existe uma maneira da salvação vir a uma pessoa... Por meio da morte (Rm 3:25).

A única medida real e prática de meu apreço pela bondade e misericórdia de Deus para comigo está na medida em que eu, por minha vez, estou preparado para demonstrar bondade e misericórdia para com outros.

Muitas vezes nos vemos em situações difíceis e até nos pegamos perguntado o que foi que fizemos, para merecer tamanha provação. Pois eu te digo: A DESOBEDIÊNCIA (veja a mensagem TRÊS VENTOS ESPIRITUAIS e também a mensagem SETE PERGUNTAS A JONAS).




  • QUEM ERA O PROFETA JONAS

Este profeta era filho de Amitai, e um nativo de Gate-Hefer, um vilarejo situado a 5 km ao noroeste de Nazaré, dentro da fronteira de Zebulom. Profetizou durante o reinado de Jeroboão II e precedeu ao profeta Amós, como disse, ele foi o único profeta Judeu a pregar para os gentios. O nome Jonas significa “pomba” ou “pombo”. Quanto a seu caráter, ele é representado como obstinado, irritado, mal-humorado, impaciente. Jonas tinha grande antipatia pelos Assírios, pois Nínive era a capital daquele povo, e Jonas sabia muito bem como os assírios tinham maltratado o seu povo, por isso se recusa a obedecer, mas ninguém pode se opor a D’us.


  • TRÊS DIAS COM JONAS NA BARRIGA DO PEIXE

Mas D’us não mede esforços para salvar uma alma, o que dirá um povo todo. Assim o Senhor levou seu profeta a uma situação de adversidade para que assim pudesse completar seu plano, o plano de converter a população de Nínive, que para época era uma grande cidade.

Nínive foi fundada pelo terrível caçador, chamado Ninrode (Gn-10:9,11), havia na época cerca de 120.000 (cento e vinte mil) habitantes, e Jonas levou três dias para atravessar a cidade, ou seja um dia para cada dia que ficou dentro do grande peixe. Assim, mesmo contra vontade, ele cumpre a ordem de D’us.

Mas antes de concluir a ordem de Hashem, o profeta passa três dias dentro do interior terrível de um grande peixe, e lá de dentro ele precisa tomar atitudes para que não morresse, e o que é pior, morresse em desobediência.

1º DIA – O ARREPENDIMENTO DO PROFETA

No v.5 Jonas relata que as algas enrolaram em sua cabeça.Tu livraste a minha vida da perdição, ó Senhor, meu D’us.

Ele agora foi tragado pelo grande peixe e fico imaginando o seu desespero e pavor ao se engolido por um monstro. Vemos aqui uma reflexão de Jonas em relembrar de sua atitude, pois ele estava desesperado e angustiado, achando que iria morrer, pois ele afirma que aquele lugar era o ventre do inferno (2:2). Jonas gritava, chorava, gemia, achando que iria morrer. Pois é assim que ficamos quando pecamos, pois sabemos que o salário do pecado é a morte (Rm- 6:23), então ao invés de fazer o que é certo, ficamos em lamúrias.

No primeiro dia no ventre do peixe, Jonas só faz chorar e murmurar, ele não se arrepende (Jr-31:19), ele não havia entendido que precisava se converter, pois havia desobedecido o desejo do coração de D’us. Hoje muitas pessoas ainda estão dentro do peixe, lugar de mau cheiro, de escuridão, de solidão, de medo.Desobedeceram ao Senhor Hashem, e vivem na mais profunda escuridão.

Eu creio piamente em toda a bíblia, porém, devemos entender que com toda certeza Jonas não estava no estomago do peixe, uma vez que estomago é lugar onde se produz o suco gástrico, que nada mais é que um poderoso ácido, e se lá estivesse, teria morrido em poucos segundos, mas ao dizer ventre do peixe, a bíblia está se referindo da boca para dentro. Então eu creio que de alguma forma, Jonas ficou enroscado entre a garganta do peixe. Talvez se segurando em alguma coisa que estava por ali. Tenho certeza que aquele foi um longo dia para Jonas, não bastasse ainda tinha outra coisa, peixe não dorme então ele balançou toda a noite, não podendo dormir nem descansar, pois se soltasse, ele saberia que morreria então ele fica se lamentando, mas D’us não ouve lamúrias. É assim a vida do desobediente, um dia de muito desconforto. Desobediência traz desconforto.


2º DIA – A ORAÇÃO DO PROFETA

No v.7, Jonas diz: Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.

Neste momento ele tem que tomar uma atitude, pois o peixe continua a nadar e a se alimentar fazendo com que Jonas tenha ainda mais desconforto naquele lugar. E assim ele que conhecia o D’us que havia desobedecido, toma a melhor atitude.

O que vejo a luz do Espírito, é que Jonas estando naquela situação levava o peixe a um mal estar, e teria que ser vomitado, o que me faz lembrar da igreja de Lauodicéia (AP 2:14,21), mas então ele começou a orar, pois ele sabia que a oração pode mudar o coração de DEUS (Nm-21:7). Quando estiver em luta, não fique se lamentando, chorando, perdendo tempo em murmurar, mas comece a orar e um terremoto poderá acontecer (At-16:25, 26), e a bíblia nos ensina a orar todo o tempo.

Quando Jonas começa a orar ele provoca uma reação estomacal no peixe, que sente vontade de colocá-lo para fora, daí podemos aprender que o diabo não pode com o crente de oração. Um crente que ora provoca reações surpreendentes em seu oponente. Levante-se agora e comece a orar ao D’us de Abraão, Isaque e Jacó, Ele se levantará a seu favor, e coisa grandes vão acontecer.


3º DIA – A ORAÇÃO DO PROFETA

No v.9,  O profeta diz: Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei.

Jonas agora entendeu o que a rebeldia, a desobediência, pode fazer com um homem, pode levá-lo nos lugares mais fétidos, escuros, e abomináveis, pois a oração esclareceu seu entendimento.

Jonas se recorda de seu voto de ser um profeta, um servo, um mensageiro do D’us altíssimo. Talvez você também já tenha falado muitas vezes, “eu quero pagar o preço”, mas depois se esqueceu de seu voto, você se tornou um convencido, não um convertido, D’us não precisa de mentirosos. E por falar em conversão, a verdade é que ela, a conversão, deve acontecer todos os dias em nossas vidas.

Volte-se para D’us, lembre-se de onde caíste (Ap-2:5), arrepende-se. Ao proferir seu voto e reafirmá-lo, Jonas mudou sua história. Então de repente aquele grande peixe, começa a ter contrações abdominais, e um grande enjôo, não vendo outra saída se não a de ir até a praia para vomitar aquilo que o incomodava.

Jonas sai do ventre do peixe agora ainda mais fedorento, seu estado é lastimável, Jonas precisa de um banho, precisa passar pelas águas, e ter um renovo. Água simboliza vida, simboliza Espírito Santo, que é o que nós precisamos.Busque um encontro com o Espírito Santo de Deus, você será outra pessoa.


  • CONCLUSÃO:

Jonas foi sem dúvida um protótipo de pessoas que vivem fugindo das responsabilidades espirituais e ministeriais, e pessoas que acabam por culpar a D’us pelos seus erros, e desgraças, e frustrações, ele foi um profeta que começou mal, mas como o cair é do homem, e o levantar é de DEUS, ele se converteu a vontade do Senhor, e então veio a terminar bem, somente pelos dois últimos passos dados dentro do peixe, sendo ARREPENDIMENTO, ORAÇÃO, CONCERTO.

Note que o próprio Jesus faz menção de seu nome, mencionando a experiência de Jonas, para falar sobre sua morte que viria.


Mateus - 12:38,39,40


.Então alguns dos escribas e dos fariseus, tomando a palavra, disseram: Mestre! Queremos ver da tua parte algum sinal.

.Mas ele lhes respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal se lhe dará, senão o do profeta Jonas;

.Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.
“Ainda hoje existe um peixe grande, com um estomago fedorento e escuro, para se preciso for te levar ao arrependimento e concerto com D’us, aprenda com Jonas e volte ao primeiro amor”.
Pr. Alexandre Augusto

Tel – 35.9102.93.55



pastoralexandreaugusto@bol.com


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal