TÍtulo da monografia



Baixar 62.17 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho62.17 Kb.


TÍTULO DA MONOGRAFIA

(Deve ser uma frase que expresse claramente qual é o problema abordado)

Estrutura: “O que” vou resolver, “Onde” e “Como”
Exemplo: Diminuir o Tempo de Acerto da Área de Impressão Offset de uma Gráfica de Embalagens através de um estudo de Cronoanálise

Projeto de consultoria apresentado à disciplina de Projeto Industrial Gráfico do 8º semestre do curso superior como parte integrante da avaliação do desenvolvimento do perfil profissional do tecnólogo em Produção Gráfica.

Orientador(es): Prof. Flávio Botana

Prof. XXXX (orientador técnico) se houver


Dedicatória e/ou Agradecimentos (opcional)

Resumo

Apresente em três parágrafos uma síntese do trabalho. O primeiro parágrafo deve apresentar a organização onde o trabalho foi realizado. O segundo, deve apresentar o problema. O terceiro, a solução. Todos estes elementos são indispensáveis e devem estar presentes obrigatoriamente.

O nível de detalhe dessas apresentações não será grande, uma vez que mais adiante haverá capítulos inteiramente dedicados à descrição da empresa, do problema e da solução. Portanto, o objetivo deste resumo é dar uma idéia rápida de todos os elementos mais importantes do trabalho.

Sumário



1. Introdução 2

2. Descrição da empresa 2

3. Descrição do problema 3

4. Análise do problema 3

5. Descrição da solução 4

6. Conclusão 5

Anexos 5

Referências bibliográficas 5

INADEQUADO 7

1.Introdução

O objetivo da introdução é expor o contexto mais amplo do tema do trabalho. Através da uma revisão bibliográfica, mostrar o que se sabe sobre este tema, porque ele é importante para o setor gráfico, ou porque ele é importante para um determinado segmento desse setor.

É a base teórica do trabalho.


2.Descrição da empresa

O objetivo da descrição da empresa é permitir ao leitor compreender o ambiente do projeto. As seguintes informações devem ser fornecidas ( não necessariamente nesta ordem):



  • Histórico (ver parágrafo abaixo)

  • Mercado em que a empresa atua, com quais produtos e para quais clientes

  • Faturamento (caso disponível) no mês/ano

  • Volumes produzidos no mês/ano

  • Número de funcionários

  • Região onde está localizada

  • Área ocupada pela empresa ou parque gráfico

  • Principais tecnologias e equipamentos utilizados

Históricos das empresas são interessantes para contextualizar o ambiente da empresa, mas é preciso um pouco de cuidado. Por exemplo, se a empresa tem 100 anos de existência, provavelmente não fará sentido contar os 100 anos dessa história, nem mesmo de forma reduzida. Por outro lado, se o problema analisado tem suas origens na própria origem da empresa, então fará sentido contar a parte da história da empresa que é relevante para o problema. Por exemplo, se o problema está ligado à dificuldade de atender prazos de entrega devido ao rápido crescimento das vendas, é interessante relatar o histórico de aumento de vendas e medidas tomadas ao longo do tempo para atender a esse crescimento (por exemplo, que a empresa já mudou de sede várias vezes, visando ampliar capacidade para atender novos clientes).
Procure relatar somente as informações importantes para que o leitor contextualize o ambiente do projeto. Por exemplo, se o projeto visa melhorar o processo na pré-impressão, então é desnecessário listar os equipamentos de que a empresa dispõe no acabamento. E quando listar equipamentos inclua detalhes técnicos somente se a informação ajudar o leitor a se situar melhor no ambiente do projeto. Por exemplo, se o tema do projeto é a dificuldade de igualar impresso à prova na impressão, então é desnecessário informar as capacidades em giros e formatos de papel.

Avalie o melhor local para posicionar a informação. Pode ser interessante colocar conjuntos muito extensos de informações, tais como listas de equipamentos, organogramas, leiautes etc., em anexos no final da monografia, caso o volume destas informações prejudique a fluidez do texto.



3.Descrição do problema

Descreva o problema em detalhes, apresentando seu contexto e sua importância para a empresa, isto é, explicar porque vale a pena alocar recursos na tentativa de resolução do problema.

É imprescindível que haja uma forte base numérica na descrição do problema e de suas conseqüências. Procure apresentar os números em Tabelas e Gráficos.

Os seguintes elementos devem estar presentes:



  • Definição clara do problema (o leitor entende sem muito esforço)

  • Exposição da importância do problema e do porquê ele foi escolhido entre tantos outros problemas

  • Quantificação adequada do problema


4.Análise do problema

Descrever o raciocínio usado para chegar à solução proposta. Ou seja, como as causas e/ou aspectos do problema foram identificados, como foram obtidas as alternativas de solução -- boas análises contemplam algumas alternativas de solução! -- e como foi eleita a solução proposta. No final desse capítulo, deve ficar claro para o leitor porque a solução proposta pode resolver eficazmente o problema.

Os seguintes elementos devem estar presentes:


  • Aprofundamento do problema, identificando causas e/ou componentes/aspectos.

  • Presença de alternativas de solução e justificativa para a alternativa escolhida



5.Descrição da solução

Descreva a solução adotada em detalhes. Por exemplo, se a solução proposta prevê a realização de treinamento, é preciso expor o conteúdo do treinamento, sua duração e como será avaliado o aprendizado.

Os seguintes elementos devem estar presentes:


  • Descrição detalhada da solução (não devem ficar dúvidas no leitor sobre como será a implantação, nem sobre as características da solução!!!)

  • Resultados quantitativos esperados

  • Benefícios monetários e não monetários

  • Custos

  • Viabilidade financeira (Análise de retorno de investimentos através do tempo de retorno e do valor presente líquido)

  • Cronograma de execução

Neste capítulo devem constar todos os dados numéricos que permitam avaliar o impacto que a solução terá sobre o problema. Todos os dados apresentados devem ser explicados. Ou seja, não apresente dados conclusivos que surgem do nada e deixam o leitor com a seguinte pergunta: “Como foi que eles chegaram neste número?”. Por exemplo, não apresente o resultado do cálculo de retorno do investimento sem apresentar um resumo das premissas de cálculo (taxa de juros, fluxo de caixa etc.).
Os grupos que desejarem realizar um trabalho mais sofisticado devem, adicionalmente, avaliar riscos e fatores críticos de sucesso na implementação da solução proposta.

6.Conclusão

Apresentar uma recapitulação do projeto, sintetizando pontos já discutidos anteriormente, tais como o problema, sua importância para a empresa, a solução adotada, os benefícios monetários e não monetários, os objetivos quantitativos, os custos e prazo de execução da solução. O objetivo não é apresentar fatos novos, mas rever os fatos mais importantes discutidos ao longo do trabalho.

É opcional a apresentação de idéias surgidas durante o projeto que representam oportunidades de melhoria, mas que não foram analisadas por falta de tempo.

Anexos

Incluir todos os elementos que se forem apresentados no texto podem atrapalhar ao invés de ajudar a compreensão da leitura, por exemplo, listas e tabelas muito extensas.




Referências bibliográficas

Dar o devido crédito no texto a todos os livros ou artigos que forneceram elementos (métodos, ferramentas, idéias etc.) usados na elaboração do projeto. Não fazer menções genéricas nas referências bibliograficas, isto é, sem referenciar a obra no texto.

Na listagem de eventuais referências, adotar o seguinte padrão:


  • Para livros: SOBRENOME DO AUTOR, Prenome. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano de publicação. Exemplo: LORIGGIO, Antônio. De onde vêm os problemas, 1ª. Edição, São Paulo: Editora Atlas, 2002

  • Para periódicos: SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenome. Título do artigo. Título do periódico, Local de publicação, ano ou volume, número ou fascículo, páginas inicial-final, mês e ano de publicação. Exemplo: SPELTA, Andrea Giovanni. Do problema ao resultado: o processo e as melhores práticas. Revista Tecnologia Gráfica, São Paulo, Ano VIII, n. 37, p. 34-35, Jan/2004

Para casos omissos, consultar a norma ABNT/NBR 14724: informação e documentação;  trabalhos acadêmicos; apresentação. Rio de Janeiro, 2005. (temos essa norma na biblioteca).

Para a citação: no texto, citar o sobrenome do autor e, entre parênteses, o ano de publicação da obra; por exemplo: “Conforme Loriggio (2002), a resolução de....”.



Atenção: 1) inserir textos de livros ou da internet sem dar o devido crédito às fontes é plágio e será considerada uma falta grave; 2) se nenhuma referência bibliográfica for feita no texto, não é preciso incluir nenhuma fonte.


  • Avaliação da monografia

A avaliação da monografia observará três aspectos:

  1. Presença, com qualidade, dos elementos indicados acima em cada capítulo, a saber,

  • - No Resumo: empresa, problema, solução.

  • - Na Introdução: visão ampla do tema do trabalho.

  • - Na Descrição da Empresa: abrangência e adequação da descrição da empresa. (deu as informações necessárias, sem falta nem excesso? ver p. 5)

  • Na Descrição do Problema:

    • Definição clara do problema (o leitor entende sem muito esforço).

    • Exposição da importância do problema e do porquê ele foi escolhido entre tantos outros problemas.

    • Quantificação adequada do problema.

    • Apresentação de dados em gráficos ou tabelas legíveis e fáceis de interpretar.

  • Na Análise do Problema:

    • Aprofundamento do problema, identificando causas e componentes.

    • Uso adequado de ferramentas de análise de problemas.

    • Lógica e clareza da análise.

    • Presença de alternativas de solução e justificativa para a alternativa escolhida.

  • Na Descrição da Solução

    • Descrição detalhada da solução (não devem ficar dúvidas no leitor sobre como será a implantação, nem sobre as características da solução!!!)

    • Objetivos quantitativos.

    • Benefícios monetários e não monetários.

    • Custos.

    • Viabilidade financeira (Análise de investimentos com tempo de retorno e valor presente líquido).

    • Cronograma de execução.

  • Conclusão: deve ser uma síntese dos pontos já discutidos anteriormente, devendo conter:

    • o problema e sua importância para a empresa,

    • a solução adotada,

    • os benefícios monetários e não monetários,

    • os objetivos quantitativos,

    • custos e prazo de execução.




  1. Clareza na exposição: as idéias foram apresentadas de modo lógico e organizado? Foi fácil seguir a linha de raciocínio? Ficaram dúvidas no final da leitura?

  2. Qualidade do texto: o texto obedeceu à norma culta (gramática e ortografia)? O estilo (linguagem, diagramação, extensão parágrafos) foi adequado? O texto foi produzido pelos autores?



      CRITÉRIO

      ÓTIMO

      BOM

      REGULAR

      RUIM

INADEQUADO


1. Profundidade e composição de idéias sobre conteúdo – abordagem do tema

15

( )


12

( )


9

( )


6

( )


3

( )



2. Criatividade na solução de problemas

15

( )


12

( )


9

( )

( )


3

( )


3. Segurança – Domínio do tema

10

( )


8

( )


6

( )


4

( )


2

( )


4. Seqüência lógica – Clareza na exposição – apresentação organizada

20

( )


16

( )


12

( )


8

( )


4

( )


5. Capacidade de transmitir informações – de modo a despertar interesse

10

( )


8

( )


6

( )


4

( )


2

( )


6. Suportes utilizados – Slides claros e legíveis

10

( )


8

( )


6

( )


4

( )


2

( )


7. Utilização de princípios, conceitos e vocabulários adequados

10

( )


8

( )


6

( )


4

( )


2

( )


8. Utilização do tempo

10

( )


8

( )


6

( )


4

( )


2

( )

        Nota Final







Folha de aprovação (caixa alta e baixa, corpo 12)

Nome do aluno

Nome do aluno

Nome do aluno

TÍTULO DA MONOGRAFIA (caixa alta, corpo 14, negrito)

(Deve ser uma frase que expresse claramente qual é o problema abordado)
Observações dos professores: _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

___________________________________________________________________

Nota Oral: ___________ Nota Escrito: ___________


Resultado: ______________________

Observação para os alunos: imprimir e entregar como folha avulsa no dia da banca





Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal