Título do relato tecnológico: Subtítulo se for o caso



Baixar 16.28 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho16.28 Kb.


Título do RELATO TECNOLÓGICO: Subtítulo se for o caso (Início da Página)

(Times New Roman, Negrito, corpo 12, espaçamento simples (1,0), centralizado)

RESUMO

(Até 150 palavras, escritas em formato de bloco (um único parágrafo); Times New Roman; espaço simples (1,0) e fonte 10; alinhamento: Justificado)

O conteúdo do resumo deve apresentar a realidade investigada; diagnóstico e análise da situação-problema e; a contribuição tecnológica/social.
Palavras-chave:

(De três a cinco palavras entre vírgulas, alinhamento à esquerda - Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples)



1 INTRODUÇÃO

(Títulos de seção primária em Times New Roman, Negrito, CAIXA ALTA, corpo 12, espaçamento simples (1,0), alinhado à esquerda)
Recomenda-se que a proposta apresente uma descrição resumida e objetiva da delimitação da situação-problema, indicando a sua oportunidade e relevância para o contexto e a integração teoria-prática. Podem ser indicados estudos e projetos já implantados em outras organizações ou contextos similares, destacando-se as melhores práticas relacionadas à situação-problema/oportunidade investigada, as lacunas percebidas na organização/realidade de estudo, evidenciando que o problema exige uma solução (que poderá ser uma proposta ou conjunto de ações, proposta de modelos, metodologias ou desenvolvimento de um projeto, tecnologia, etc.); ou ainda a existência de uma oportunidade para o desenvolvimento de soluções junto à organização/realidade e a forma como tal oportunidade pode ser explorada/desenvolvida, visando à obtenção de resultados superiores. Ao final da introdução, deve-se apresentar o objetivo do relato tecnológico, que pode ser delimitado a partir de sua amplitude; da perspectiva temporal (recorte em função da viabilidade); do ponto de vista da situação-problema ou da oportunidade (características do fenômeno de interesse).

2 CONTEXTO E A REALIDADE INVESTIGADA

Nesta seção, recomenda-se indicar as informações e conteúdos relevantes para a identificação da organização/contexto do estudo, destacando os dados básicos da organização/setor/contexto; a descrição geral de seu ambiente (interno e externo); o histórico e realidade da organização e/ou do setor pesquisado e as principais características organizacionais ou do contexto (ex.: empresa, estado, município, etc.).



3 DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA E/OU OPORTUNIDADE
Neste item, recomenda-se apresentar a situação-problema e/ou oportunidade de melhoria/inovação vinculada ao contexto em análise (organização/governo/atores sociais envolvidos), demonstrando, se possível, a postura multidisciplinar do trabalho, a utilização de diferentes abordagens teórico-científicas, privilegiando o rigor da investigação científica sem perder de vista o seu objetivo principal. Para isso, é possível considerar diferentes abordagens teóricas para a análise de alternativas de suporte à resolução da situação-problema e/ou de desenvolvimento da oportunidade de melhoria/inovação; a descrição do processo e do uso de técnicas variadas e complementares para levantamento de dados e informações (triangulação); a participação dos atores organizacionais e sociais envolvidos com situação-problema e/ou de oportunidade.

4 ) ANÁLISE DA SITUAÇÃO-PROBLEMA E PROPOSTAS DE INOVAÇÃO/INTERVENÇÃO/RECOMENDAÇÃO
O relato tecnológico pode apresentar e discutir as possíveis alternativas para a resolução da situação-problema ou para a exploração/desenvolvimento da oportunidade de melhoria/inovação. Espera-se que as alternativas sejam fundamentas em bases teóricas e que a análise seja descrita de forma objetiva, indicando as etapas e passos percorridos para chegar à construção da proposta (descrição do processo/aspectos de metodologia). A análise também pode indicar os ganhos gerados pelas alternativas mais indicadas para a resolução da situação-problema e/ou de oportunidade de melhoria/inovação, tanto para a organização/realidade investigada, como para as pessoas e grupos envolvidos, interna e externamente.

5 CONTRIBUIÇÃO TECNOLÓGICA/SOCIAL
Recomenda-se indicar a contribuição da proposta para as organizações e/ou para a sociedade, com ênfase nos benefícios, oportunidades de melhorias e consequências das possíveis soluções ou desdobramentos da proposta de solução da situação-problema para a organização ou realidade estudada.

REFERÊNCIAS
(O tópico de referências não é numerado; alinhado à esquerda; espaço 1,0; fonte Times New Roman 12)
Listagem de todos os autores, documentos, fontes, etc. mencionados no texto e formatada de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT - NBR 6023.
Apenas as obras citadas ao longo do texto devem constar nas referências.


OBSERVAÇÕES GERAIS SOBRE A ESTRUTURA E FORMA DO RELATO TECNOLÓGICO:



  • Número de palavras: mínimo 4.000 e máximo 6.000.

  • Fonte: no corpo de todo o texto Times New Roman, corpo 12, entrelinhas simples (1,0), alinhamento justificado, sem hifenação, pulando uma linha entre cada parágrafo;

  • Configuração de página: folha tamanho A4 (29,7 x 21 cm); margens esquerda e superior, 3 cm; margens direita e inferior, 2 cm;

  • Recuo de parágrafo: primeira linha do texto - de 1,25 cm (exceto no resumo que é formatado em bloco);

  • Notas explicativas e glossário (se houver) – após o tópico das conclusões.



Tabelas, figuras e ilustrações



Tabelas, figuras e ilustrações devem seguir as orientações do Manual de Trabalhos Acadêmicos da UDESC (clique aqui).
Para incorporar ilustrações, tabelas ou gráficos ao Word

A. Se a tabela ou o gráfico forem copiados do Excel:

  • No Excel, selecione o gráfico, a ilustração, a figura ou a tabela e, em seguida, o menu “Editar”, “Copiar”.

  • No Word, clique onde você deseja que o objeto seja incorporado. No menu “Editar”, selecione “Colar especial”.

  • Na janela “Colar Especial”, selecione a opção “Colar”, “Como” e “Figura ou imagem (Metarquivo Avançado)”. Clique em “OK”.

  • Por último, salve o arquivo utilizando a opção “Arquivo”, “Salvar Como”. Esse procedimento fará com que o arquivo Word contendo o trabalho mantenha um tamanho pequeno, mesmo após a inserção de objetos e desenhos.


B. Se a tabela ou o gráfico forem copiados de outro software (Word, Internet Explorer...):

  • Selecione o gráfico, a ilustração, a figura ou a tabela e, em seguida, o menu “Editar”, “Copiar”.

  • No Word, clique onde você deseja que o objeto seja incorporado. No menu “Editar”, selecione “Colar especial”.

  • Na janela “Colar Especial”, selecione a opção “Colar”, “Como” e “Figura ou imagem”. Clique em “OK”.


C. Se o gráfico ou imagem forem arquivos soltos, formato JPG/GIF:

  • No Word, clique onde você deseja que o objeto seja incorporado.

  • No menu “Inserir”, selecione “Imagem”, depois selecione “Do Arquivo...”.
    Selecione a imagem desejada e clique em “OK”.



Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal