Ufmg (Universidade Federal de Minas Gerais) em 1988. Foi professor da cadeira Produção Publicitária para Rádio tv e Cinema na puc mg



Baixar 93.65 Kb.
Encontro22.07.2016
Tamanho93.65 Kb.


lucas bambozzi

relato de carreira e experiência profissional:


Desde o final dos anos 80 desenvolve estudos e trabalhos artísticos em torno da expressividade da linguagem audiovisual com ênfase nos meios eletrônicos. Graduou-se em Comunicação Social/Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) em 1988. Foi professor da cadeira Produção Publicitária para Rádio TV e Cinema na PUC - MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), entre 91 e 92 e desde então tem ministrado regularmente cursos acadêmicos e não-acadêmicos de vídeo em níveis práticos e teóricos. Já dirigiu vários programas de TV para produtoras independentes e emissoras de Belo Horizonte e São Paulo. Para a MTV Brasil dirigiu programas de VJ's e o especial Acústico Gilberto Gil - (Unplugged) distribuído internacionalmente.
Foi um dos criadores e coordenadores do ForumBHZvideo (Festival Internacional de Video de Belo Horizonte), considerado um dos mais importantes eventos culturais já criados na cidade. Coordenou o Departamento de Vídeo do MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo entre 93 e 95, onde desenvolveu inúmeros projetos de exibição de instalações e obras em vídeo.
Foi um dos colaboradores e entrevistadores do programa Primeiro Plano - exibido pela TV Cultura e TVE, escreveu regularmente artigos e críticas de vídeo em publicações como a revista Imagens (Unicamp), cadernos Mais! e Ilustrada da Folha de S. Paulo, revista Palavra, e em diversos catálogos de exposições no Brasil e no exterior.
Em 1996 criou a Diphusa, instituição envolvida na distribuição e produção de obras em vídeo e arte eletrônica. Coordenou a implantação do setor de Internet e novas mídias na Casa das Rosas, sendo responsável pela criação do que ficou conhecido como o primeiro Museu Virtual do país. Entre 98 e 99 foi consultor da área de cinema e vídeo do Instituto ItaúCultural, onde fez curadoria da programação do projeto Rumos CInema e Vídeo.
Em 96 foi contemplado com a Bolsa Vitae de Artes para o desenvolvimento do projeto Tormentos uma proposta de transpor sentimentos e estados alterados de ânimo para as imagens, com desdobramaentos em várias mídias. Desenvolveu projetos especiais para o Arte/Cidade (KinoTrem, documentários, vídeos para CD-ROM e instalação site-specific), participou dos projetos Arte e Tecnologia (Itau Cultural SP), ArteSuporteComputador (Casa das Rosas, SP), Arte Cidade III todos em 1997; City Canibal (Paço das Artes, SP) em 1998 e de vários outros eventos de grande porte.
Fez a concepção e a direção de criação do CD-ROM Valetes em Slow Motion, que recebeu o prêmio máximo no 7º Prix Mobïs em Paris - um dos mais importantes eventos na área de multimídia. Seu vídeo, I Have No Words recebeu em 2000 o primeiro prêmio no Locarno VideoArt Festival, na Suíssa. O documentário de longa metragem O Fim Do Sem Fim sobre profissões em vias de extinção no Brasil foi premiado em praticamente todos os festivais que participou. Nos últimos anos apresentou seus trabalhos em vários eventos internacionais, entre eles a Bienal de La Habana (Cuba), o ISEA 2000, em Paris e o Intimate Technologies en Banff (Canadá). Em 2001 participou da Bienal 50 Anos (Fundação Bienal de São Paulo) e foi um dos premiados no projeto Carlton Arts com a instalação Postcards. Em 2002 participou com trabalhos inéditos sobre vigilância e invasão de privacidade na 25ª Bienal de São Paulo (mostra de Net-art) e na exposição Intimidade, no Paço das Artes. Atua junto a diversos coletivos de intervenção em mídias e performances de live-vídeo como grupo Formigueiro e FAQ/feitoamãos.
Entre 2000 e 2001 desenvolveu projetos de instalações interativas como artista visitante no Centro CAiiA-STAR (Centre for Advanced Inquiry in the Interactive Arts - Science, Technology & Art Research) no Reino Unido, onde atualmente finaliza seu MPhil (Master of Philosophy).
Trabalha em várias mídias e suportes tendo construído um corpo consistente de obras em video, filme, instalação, trabalhos site-specific, videos musicais, projetos interativos, Internet e CD-Rom. Seus trabalhos vem sendo frequentemente premiados e exibidos em festivais e mostras em mais de 30 países.
textos, ensaios e artigos publicados


  • Novos Cinemas – texto sobre cultura VJ, interatividade e cinema imersivo – jornal Planeta Capacete RJ, 2003

  • Oportunidade para Lembrar – texto-depoimento publicado no livro Made in Brasil – org. Arlindo Machado – ItaúCultural SP, 2003

  • Touching Existences – paper apresentado durante o evento Consciousness Reframed 3 – CAiiA-STAR - publicado no Conference Proceedings - Newport Wales – UK 2000

  • Imanência - texto de apresentação e ensaios críticos sobre a exposição Imanência, com transmissão ao vivo e em tempo real pela Internet, coordenada pelo autor. Publicado no site da Casa das Rosas - São Paulo, 1999;

  • Filme em Mutação - artigo sobre a diversidade e ampliação de circuitos e meios de produção audiovisual - publicado na Revista Palavra Nº 8 - Nov, 1999

  • Cinema Digital - ensaio sobre os procedimentos digitais na produção de filmes – Cinemais, Rio de Janeiro, 1999

  • Novos e Digitais - ensaio sobre as mudanças tecnológicas na produção do cinema. Publicado no Caderno Mais! - Folha de S. Paulo, 1999

  • Retratos, Pequenas Memórias e Movimento - sobre o projeto Tormentos, do próprio autor. Revista VideoAutor: Imagen, Cine e Medias - Santiago - Chile, 1998;

  • Imagens-Histéricas - ensaio publicado no CD-ROM Valetes em SlowMotion. sobre o trabalho do autor desenvolvido para o CD-ROM - São Paulo - 1998;

  • ArteSuporteComputador - ensaio publicado no catálogo da exposição Arte Suporte Computador - Casa das Rosas - São Paulo, 1997;

  • Contexto do Vídeo no Brasil - ensaio escrito para o catálogo America With/Out Borders, publicado pelo Video Data Bank - Chicago - USA, 1996;

  • KinoTrem Hoje - texto de apresentação do projeto KinoTrem, dirigido e coordenado pelo próprio autor e realizado por ocasião do evento Arte/Cidade III. Publicado no CD-ROM Intervenção Urbana #1 - São Paulo, 1997

  • BitFoto - texto de apresentação da exposição BitFoto, realizada no Mês Internacional da Fotografia na Casa das Rosas e coordenada pelo autor. Publicado no site da Casa das Rosas - São Paulo, 1996;

  • Festival Mundial do Minuto - textos crríticos publicados nas edições 6 e 7 do Festival do Minuto - São Paulo, 1994 e 1996;

  • Cone Sul/Mostra Brasil - texto para catálogo do II Festival de Vídeo de Cone Sul - Museu da Imagem e do Som - São Paulo, 1995;

  • As Faces Do Vídeo Em Belo Horizonte - texto publicado no catálogo Retrospectiva do Vídeo Independente de Minas Gerais - Instituto Imagens Movimento – B. Horizonte, 1995;

  • Video Como Estética Da Contaminação - texto escrito em parceria com Nelson Brissac Peixoto para o Caderno MAIS! (Número especial sobre a metáfora da contaminação nas artes - Folha de São Paulo - 1994;

  • A Crítica do Video - texto sobre o projeto Vídeo Comentado conduzido pelo autor durante o ForumBHZvideo 93 - Revista ForumBHZvideo - Belo Horizonte, 1994

  • VideoArte no Brasil: Uma História Como As Outras - texto publicado originalmente no catálogo do III Festival Franco Latino Americano de Video Arte, acompanhado de uma compilação com trabalhos brasileiros dos anos 80 e 90, sob curadoria do autor - França/Colômbia - 1994;

  • Vídeo Em Questão - A Perspectiva De Uma Arte Do Vídeo Como Referência-Chave Para A Representação - ensaio publicado na primeira edição da Revista IMAGENS - Editora Unicamp - Campinas/São Paulo, 1994;

referência bibliográfica e textos publicados sobre o artista


  • Machado, Arlindo. (org.) Made in Brasil: três décadas do vídeo brasileiro – Itaú Cultural SP, 2003

  • Mello, Christine. Iconografias Metropolitanas: Net Arte - 25ª Bienal Internacional de São Paulo SP - 2002

  • Bousso, Daniela. IntimidadeCatálogo da Exposição IntimidadePaço das Artes, Ed. Imesp SP, 2002

  • Grossmann, Martin. Seducción y Crítica, Arte y Arquitectura en Brasil - Revista Sublime / arte+cultura contemporânea nº 6; 2002

  • Holtrop, Lies. 18th World Wide Video Festival – catálogo do WWVF – Amsterdam/Holanda, 2000

  • Mello, Christine. Conexões Processuais no Vídeo: Estudo sobre a gênese de Love Stories de Lucas Bambozzi - dissertação de mestrado PUC-SP - 1999

  • Seid, Steve. Experimentos Tropicaissobre Ali É Um Lugar Que Não Conheço e Otto, Eu Sou Um Outro – catálogo da exibição do Pacific Film Archive / Berkeley Art Museum - Berkeley/USA, 1998

  • Machado, Arlindo. A Arte do Vídeo No Brasilcatálogo do XVI Salão Nacional de Artes Plásticas – Funarte – RJ - 1998

  • Hoekendijk, Carla. 15th World Wide Video Festival – sobre Ali É Um Lugar Que Não Conheço catálogo do WWVF – Amsterdam/Holanda, 1997

  • Machado, Arlindo. VideoAutor: Lucas Bambozzi – apresentação da mostra retrospectiva no CCBB – RJ – 1997

  • Peixoto, Nelson Brissac. Arte/Cidade III: A Cidade e Suas Histórias - SP - 1997

  • Machado, Arlindo. VideoArt: The Brazilian Adventure – ensaio publicado na Revista Leonardo vol. 29 – USA - 1996

  • Mesquita, Cristiane. F de Cumplicidade – L de Verdade – SP - 1996

  • Kelomees, Raivo. Kaannibalism, kopulatsioon ja sünteetiline tegelikkus – Internet web-site – Riga/Países Bálticos- 1995

  • Rosemberg, Luis– revista Cine Imaginário – RJ – 1993

curadorias e participações





  • Festival É Tudo Verdade - júri da mostra competitiva nacional – São Paulo, 2003

  • Temporada de Projetos 2003/2004 – Paço das Artes - comissão de seleção – São Paulo, 2002

  • Experimental Video Animation and Web Art – Kent Explora – curadoria – Santiago/Chile, 2001

  • Imanência - exposição na Casa das Rosas com extensão virtual e transmissão de imagens pela Internet - curador - SP, 1999

  • VIII Festival Internacional de Vídeo das Ilhas Canárias - júri da mostra competitiva internacional - Espanha, 1998

  • Arte Suporte Computador - Casa das Rosas - exposição de arte eletrônica e web-arte – curador e coordenador geral SP, 1997

  • Festival da Imagem em Movimento da Bahia - júri da mostra competitiva - Salvador, 1998

  • Antárctica Artes com a Folha - exposição nacional de novos talentos nas artes - curador adjunto c/ Nelson Brissac - 1997

  • Exposição BitFoto - Mês Internacional da Fotografia/Casa das Rosas, curador-coordenador da mostra virtual,1997

  • III Festival de Vídeo do Mercosul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) - curador da mostra Brasil, 1996

  • RioCIne Festival - Festival Internacional de Cinema e Vídeo - júri da mostra competitiva de vídeo - RJ, 1996

  • Festival de Cinema de Cuiabá - júri da mostra competitiva - Cuiabá, 1996

  • Segunda Bienal de Video y Artes Electronicas - júri da mostra competitiva chilena – Santiago/Chile, 1995

  • II Festival de Vídeo do Cone Sul (Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai) - curador da mostra Brasil, 1995

  • IV Festival Franco-Latino Americano de Videoarte (Argentina, Brasil, Chile, Colombia) - curador da mostra Brasil, 1995

  • III Festival Franco-Latino Americano de Videoarte (Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Uruguai ) - curador da mostra Brasil, 1994

  • Mostra Radical Vídeo - MIS - série de mostras nacionais e internacionais de videoarte - curador geral - SP, 1994/1995

  • Prêmio Estímulo de Vídeo de São Paulo - Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo - júri para seleção de projetos, 1993

palestras, apresentações, workshops e cursos ministrados


  • Microcinema e Net Arte – curso no SESC Vila Mariana – 2003;

  • Arte Eletrônica – oficina de criação no 35º Festival de Inverno da UFMG – Diamantina – 2003;

  • Criação e Produção de Imagens com Meios Tecnológicos – professor convidado – Univ. de Caxias do Sul – 2002;

  • Banff Centre – apresentação de trabalhos na conferência Intimate Technoloies/Dangerous Zone – Banff/Canadá, 2002

  • ISEA 2000 – apresentação individual no 10º Simpósio Internacional de Arte Eletrônica – Paris/França, 2000

  • CAiiA-STAR – apresentação do projeto 4WALLS - Touching Existences durante o evento Consciousness Reframed 3 – Newport/Wales, 2000

  • FiFi - Localization: Cultural Identity on the Net – mesa redonda no 2e Festival International du Film De L’Internet – Lile/França, 2000

  • As Sutilezas do Acaso - oficina de criação no Festival de Inverno da UFMG - Ouro Preto, 1997;

  • XII Festival de Arte de Porto Alegre - artista convidado para apresentação de trabalhos e realizacão de workshop - Porto Alegre - 1999

  • Arte Eletrônica: Curadoria e Realização - palestra no Instituto Cultural Brasil-Alemanha – evento: DigitalArteBahia - Salvador, 1999

  • Portraits em Vídeo - oficina de criação no MIS - Museu da Imagem e do Som - São Paulo, 1998;

  • Fórum de Video do Mercosul - palestra /representante da embaixada brasileira no evento Cúpula das Américas – Santiago/Chile, 1998

  • Movimento e Expressividade - oficina de criação no Festival e Inverno da UFMG - Ouro Preto, 1997;

  • Retratos e Movimento - workshop no Centro Cultural Alumni - São Paulo, 1996;

  • Produção Independente: Perspectivas Futuras - debate com Arthur Omar e Pedro Milliet no I Fórum da Música Independente - São Paulo, 1994;

  • Dia do Video - debate com Marcelo Dantas sobre arte eletrônica - Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho – Rio de Janeiro, 1994;

  • Vídeo Comentado - organização e participação no ciclo de discussão de vídeo - IIForumBHZvideo - Belo Horizonte, 1993

  • PUC-MG - professor da cadeira Produção Publicitária para Rádio TV e Cinema - Belo Horizonte, 1990

principais exibições [ internacionais ]:


2002 Medi@terra Festival 2002 – catergorias Feature Length e Digital - Fournos–Culture – Atenas/Grécia

2002 BackUp – New Media Festival – Weimar-Bauhaus/Alemanha



2002 LA Freewaves8th Celebration of Experimental Media Arts - Los Angeles/EUA

2002 Tercera Muestra Internacional de Videoarte - Museo de Arte Moderno de Cartagena - Colômbia

2002 INPUT 2002 - Rotterdam/Holanda

2001 Helsink Documentary Film Festival - Helsinque/Finlandia

2001 19º WWVF - World Wide Video Festival – Amsterdam/Holanda

2001 42nd Festival dei Popoli - Florença/Itália

2001 FID Festival Int. du Documentaire - Vue Sur Le Docs/Fictions du Réel - Marseille/França

2000 3rd Media Art Festival ”offline@online” - Intimate Technologies dig_in_time - Pärnu New Art Museum, Estonia

2000 ISEA10º Simpósio Internacional de Arte Eletrônica – Paris/França

2000 18º WWVF - World Wide Video Festival – Amsterdam/Holanda



  1. Interferences – Festival Int. d’Arts Multimédia Urbains – CICV Pierre Schaeffer, Montbeliard/França

2000 Canarias MediaFest 2000 - 9ª edição do Festival Interncional de Video y Multimedia de Canarias - Espanha

2000 XXI Locarno VideoArtFestival– Locarno/Suíça

2000 FiFi – 2e Festival International du Film De L’Internet – Lile/França

2000 Slamdance 2000 - Park City /EUA

2000 ExitInternational Film and Video - Chisenhale Gallery - Londres/Inglaterra

2000 Videotage-Microwave Festival 2000 - Hong Kong

1999 Crossing the Border - Podewil/Berliner Kulturveranstaltungs - Berlin/Germany

1999 Culturgest 99 - Museo Nacional de Bellas Artes de Buenos Aires - Argentina

1999 Ayloul Festival - Contemporary Southern Hemisphere Videoart - Beiruth/Líbano

1999 MoMa - Museum Of Modern Art: Experimentos Tropicais - NY/EUA

1999 Dallas Video Festival - Dallas/EUA

1999 XX Locarno VideoArt Festival - Locarno/Suíça

1998 98' Pandaemonium Festival of Moving Image – Londres/Inglaterra

1998 27º Festival Nouveau Cinéma Nouveaux Media - Montreal/Canada

1998 Experimentos Tropicais Pacific Film Archive - Berkeley Art Museum - Berkeley/EUA

1997 SYN - Sydney Intermedia Network - Sydney/Australia

1997 15th World Wide Video Festival - Amsterdam/Holanda

1997 Atlanta Film e Video Festival - Atlanta/USA

1996 Dentro-Brasil - Long Beach Museum of Art - Long Beach-CA/USA

1993 The 7th Australian International Video Festival - Sydney/Australia

1993 1ere.Manifestation Internacionale Video et Art Electronique - Montreal/Canada


  1. 5eme Semaine Internationale de Vidéo-Saint Gervais - Geneve/Suíça

1992 Espacio Giesso: retrospectiva Lucas Bambozzi - B. Aires/Argentina

1992 A Bao A Qou VideoArt Screenings - Paris/France


prêmios, bolsas e apoios institucionais obtidos
2003 4º Prêmio Sergio Motta - prêmio para projeto de DVD interativo: Em Busca do Tempo Perdido

2003 5º Petrobras Cinema – prêmio em Mídias Digitais – projeto [r]existências

2002 Bolsa Vitae de Artes - Fundação Vitae - desenvolvimento do projeto 4WALLS

2002 Medi@terra Festival – Sole Honorable Mention [Feature Length] - Fournos–Culture – Atenas/Grécia

2001 Vue Sur Le Docs/Fictions du Réel produção mais inovadora [júri oficial e Canal +]: O Fim do Sem Fim – FID Fest. Int. du Documentaire – Marseille/França

2001 Prêmio Carlton ArtsProjeto Cartões Postais – Brasil



  1. CineCeará melhor montagem: O Fim do Sem FimFortaleza/Brazil

2001 Prêmio GNT de Renovação da Linguagem - É Tudo Verdade Festival Int. de Documentários prêmio de renovação da linguagem conferido pelo júri oficial – Brasil

2000 Brasil Digital/ZetaFilmes: 1º Festival Brasileiro de Cinema na Internet – prêmio para melhor documentário em suporte digital: Rastros do Ofício – Brasil

2000 Grande Prêmio Locarno VideoArt Festival 2000 – primeiro prêmio: vídeo I Have No Words – Locarno Suissa

2000 CanariasMediaFest 2000 - Prêmio Melhor Autor de Video Criação - 9ª edição do Festival Interncional de Video y Multimedia de Canarias - Espanha

2000 Programa Bolsa Virtuose - Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura - bolsa para residência artística no programa CAiiA-STAR - UK - 2000-2001

1999 Concurso de Premiação de Projetos de Documentário de Média Metragem - Ministério da Cultura – realização do projeto Restos do Ofício

1998 Concurso LINC - Governo do Estado de São Paulo - produção de vídeo ligado ao projeto Tormentos

1999 Festival de Cinema Nacional de Recife - melhor trilha sonora em curta-metragem: Otto, Eu Sou Um Outro

1999 Festival de Cinema de Curitiba - melhor fotografia em curta-metragem: Otto, Eu Sou Um Outro

1998 Prêmio Vídeo Institucional Estadão Cultura – realização do projeto Cultura – 7 micro-docmentários autorais

1996 Bolsa Vitae de Artes - Fundação Vitae - desenvolvimento do projeto Tormentos

1996 Prêmio Estímulo para a Realização de Curta-Metragens - Sec. de Estado da Cultura - São Paulo - produção do filme Otto, Eu Sou Um Outro



1994 Projetos Avançados e CD-ROM - Fund. Vitae, Antorchas Andes e Rockefeller – bolsa para workshop com Janice Tanaka (EUA) e Leandro Katz (Arg/EUA) - Bariloche-Argentina
principais exposições [ videoinstalações ]
2002 IntimidadesProjeto 4 Paredes [apresentação parcial] – Paço das Artes - SP

2002 II Bienal de Arte - Museo Nacional de Bellas Artes – Buenos Aires/Argentina

2002 25ª Bienal de São Paulo - net-art Brasil - projeto meta4walls - São Paulo - SP

2002 Catalogue Show – instalação Postcards – versão especial – Plymouth Arts Centre, Plymouth/Inglaterra

2002 Ópera Aberta: celebração – Casa das Rosas – São Paulo SP

2001 Carlton Arts – projeto Cartões Postais – instalação: 15 projeções em cartões postais – São Paulo - SP

2001 Bienal 50 Anos – videoinstalação 1 + 1 – Fundacão Bienal de São Paulo - São Paulo – SP

2000 Bienal de La Habana - videoinstalação com objetos pessoais Atópicos (Misplaces) - CUBA

2000 World Wide Video Festival – videoinstalação Private Conversation (versão2) Amsterdam – Holanda

1999 Phillips Eletromídia da Arte – video para exibição em 40 painéis eletrônicos em 12 cidades no Brasil

1999 Cyberarts 99 - projeto de instalação para o Prix Ars Eletrônica - Áustria

1999 XII Festival de Arte de Porto Alegre Museu da Arte Moderna instalação com 1 canal de vídeo Uso Particular – Hi-8/DV –- Porto Alegre
1998 Mundão - videoinstalação site-specific Balaio - 5 canais de vídeo e projeções em janelas de ônibus urbanos - DV/Betacam - SESC - SP

1998 City Canibal - videoinstalação Conversa Particular - 3 canais de vídeo Hi-8/DV e objetos em acrílico - Paço das Artes -SP

1998 XVI Salão Nacional de ARtes Plásticas - Funarte – segmento A Arte do Vídeo No Brasil retrospectiva de videos single-channel

1997 Arte/Cidade III - videoinstalação site-specific Subterrâneo - 6 canais de vídeo, 6 video projetores e 3 Tv’s - Galpão Matarazzo - SP

1996 Excesso - videoinstalação Imagens Histéricas - a partir do projeto Tormentos - 5 canais de vídeo, projeções e objetos - Paço das Artes -SP

1997 Arte e Tecnologia - videoinstalação Juke-Imagem (Vídeo de Múltipla Escolha) - 3 computadores e 38 videos quicktime - ItaúCultural - SP

1996 O Mundo de Mario Schenberg - videoinstalação Efeito Urca - 10 monitores 8 videos sincronizados - Casa das Rosas - SP

1990 As 4 Estações do Vídeo - videoinstalação premiada pela Concorrência Fiat - direção de imagens, fotografia e ass.direção - Palácio das Artes - BH

1990 Futebol de Salão - videoinstalação 0 X 0 (zero a zero) exposição coletiva sobre a Copa do Mundo de 90 - Galeria Index - BH

1989 XXI Salão Nacional de Artes Plásticas - instalação intermídia Telerium Tremens - Museu de Arte da Pampulha / Pref. BH
principais trabalhos em vídeo, filme, tv e novas mídias

2003 Do Outro Lado Do Rio - documentário – DV – projeto pessoal

2002 Aqui de Novo - vídeo experimental – DV/Super-8

2002 Projeto 4 Paredes – instalação interativa – Exposicão Intimidades – Paço das Artes SP

2001 Meta4walls – trabalho de net-art – realizado no CAiiA-Star Centre – Reino Unido www.comum.com/diphusa/meta

2001 1 + 1 [TAXIDERMIA + OUTDOOR] – Instalação com 3 canais video + taxi + billboard – Bienal 50 Anos – Fundação Bienal de São Paulo - SP

2001 O Fim Do Sem Fim documentário de longa-metragem 35mm – realização Ministério da Cultura - 93’

2000 Postcards – web e instalação - série de videos de curta duração em torno de lugares e cartões postais - www.comum.com/diphusa/postcards

1999 I Have No Words [Vestigios] - video experimental – DV/Super-8 –1ª parte de uma trilogia de videos ligados ao projeto Tormentos - 6' - projeto pessoal

1999 Eu Não Posso Imaginar - video experimental – DV/Super-8 – 2ª parte de uma trilogia de videos ligados ao projeto Tormentos - 22' - projeto pessoal

1999 Poemas Corrompidos - videos digitais para painéis eletrônicos e Internet - projeto Phillips Eletromídia da Arte - veiculação em todo o Brasil

1998 Oiapoque – l’Oyapock - documentário – DV/Betacam – projeto Fronteiras - Itaú Cultural - 12’

1998 Otto, Eu Sou Um Outro - ficção - 35mm - 21' - BH/SP - projeto pessoal

1998 Valetes Em Slow Motion - CD-Rom de Kiko Goifman - diretor de arte e criação - SP

1997 Ali é Um Lugar Que Não Conheço - videopoema - Super8/Betacam - 6’ - projeto pessoal

1997 A Cidade e Seus Fluxos - documentário experimental/Betacam - criação em vídeo a partir da segunda etapa do projeto Arte Cidade - 24'

1994 Cidade Sem Janelas - documentário experimental/Betacam - criação em vídeo a partir da primeira etapa do projeto Arte Cidade - 28’

1994 Acústico Gilberto Gil - programa de TV / Betacam - - direção - musical para a MTV - 45'

1992 Love Stories - vídeo experimental/ Hi8-16mm - 6 '00" – BH - projeto pessoal

1991 Memória Viva - vídeo experimental/ Hi8 (homenagem a Tiradentes) - 1’30”

1989 Musical Mug Showprog. de TV /U-matic- direção - série de 6 progs com os grupos Felini, De Falla, Último Número, Sexo Explícito, Gueto e Ira! - 52' cada

1989 Raiz de Cinco - vídeo experimental/U-matic - 3'00" – 1989 - projeto
principais performances ao vivo [live-images]
Territórios do Anti-Espetáculo – grupo Formigueiro - Mostra Sesc e Artes, 2003

FILE Hipersônica Monstruário Eletrônico - grupo FAQ/feitoamãos – Paço das Artes, SP 2003

Abertura do Festival de Inverno da UFMG - grupo FAQ/feitoamãos – Diamantina, 2003

Live PA: Lívio Tragtenberg Prêmio Sérgio Motta - imagens ao vivo de Lucas Bambozzi + Rodrigo Minelli, SESC Pompéia, SP, 2003

Eletronika [Fest. Intern. de Tendências Musicais]Revoluction En Permanence - grupo FAQ/feitoamãos – B. Horizonte, 2003

Hype – Sesc – apreentação para grupo StereoTotal – SESC Pompéia, 2003

Interatividades Monstruário Eletrônico grupo FAQ/feitoamãos – Itaú Cultural SP, 2003

WhiteOut – apresentação individual – Hole, São Paulo, 2002

Red Bull Live Images Veja AS Instruções Primeiro - grupo FAQ/feitoamãos – São Paulo, 2002





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal