Ufs 2001  pss 1º ano do ensino médio história 36. Sobre a



Baixar 12.3 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho12.3 Kb.

UFS – 2001  PSS – 1º ANO DO ENSINO MÉDIO – HISTÓRIA


36. Sobre a Pré-história é correto afirmar que:
00 - A Pré-história corresponde à primeira etapa da evolução humana e antecede à Idade Antiga.

11 - A Pré-história teve início com o surgimento dos primeiros hominídeos, perto de quatro milhões de anos atrás, e estende-se até o aparecimento dos primeiros registros escritos, por volta de 4.000 a.C.

22 – A Pré-História, no Brasil, envolve todos os registros culturais da antiga cultura indígena.

33 – Os sítios arqueológicos situados no litoral brasileiro são em pequeno número e chamados de sambaquis ou concheiros.

44 – A arte rupestre abrange pinturas em cores, em branco e preto, sinais gravados, representações estranhas, comumente encontradas no Brasil, em paredes rochosas de grutas, em lajes de pedras ao ar livre, em fragmentos de rochas, em nichos pétreos, enfim nas superfícies mais diversas e nos locais mais variados.
37. Analise as proposições sobre os egípcios e povos mesopotâmicos.
00 - A religião monoteísta foi o elemento cultural mais atuante em todos os períodos da história política do Egito Antigo.

11 - A medicina, a arquitetura e a engenharia no Egito foram pouco utilizadas e insignificantemente estimuladas pelo poder central.

22 – Estimulados pelos faraós e pelos sacerdotes, técnicos e artistas, atuando como verdadeiros funcionários do Estado, buscaram, em vão, através dos estudos da astronomia, elaborar um calendário.

33 – Mesopotâmia --- nome dado pelos gregos e que significa “terra entre dois rios” --- compreendia os vales e planícies irrigados pelos rios Tigre e Eufrates, onde hoje é o território do Iraque e terras próximas.

44 – Durante o reinado de Nabucodonosor (604 a.C  561 a.C.), o Segundo Império Babilônico viveu o seu apogeu. Foi a época das grandes construções públicas como os templos para vários deuses, especialmente o de Marduk, as grandes muralhas da cidade e os palácios, a exemplo dos “Jardins Suspensos da Babilônia”, considerados pelos gregos como uma das maiores “maravilhas do mundo”.
38. Analise as proposições abaixo.
00 - A principal fonte da história hebraica é a Bíblia.

11 - Para se compreender a evolução política da Grécia Antiga é preciso retroceder aos Tempos Homéricos, quando os povos indo-europeus foram expulsos.

22 – A herança cultural deixada pelos gregos foi muito rica e influenciou toda a civilização ocidental.

33 – Os plebeus eram cidadãos de Roma, possuidores de terra e gado, que constituíam a aristocracia e os patrícios --- parcela da população que passara para o domínio romano durante as primeiras conquistas --- eram livres.

44 – Bizâncio, capital do Império Romano do Oriente, apesar de possuir uma localização privilegiada não conseguiu desenvolver um comércio ativo com as regiões vizinhas.
39. Analise as proposições que seguem.
00 - A Igreja Católica, já organizada nos últimos tempos do Império Romano, tornou-se a instituição mais importante da Idade Média, devido à progressiva conversão dos bárbaros ao Cristianismo e à grande quantidade de domínios que ela possuía.

11 - Entre as redescobertas da cultura greco-romana o homem renascentista organizou o ideal do humanismo, movimento intelectual que colocava o homem como o centro do Universo.

22 – A Reforma foi o movimento que contestou a doutrina da Igreja católica no século XVI, resultando na criação das Igrejas protestantes ou reformistas.

33 – Frans Post e Albert Eckhout permaneceram no Brasil no período de 1637 a 1644 e foram importantes por documentarem por meio de suas obras e paisagens o cotidiano brasileiro da época (mata, engenhos, cidade, índios, caboclos, negros, mamelucos e naturezas-mortas – frutas, verduras e objetos).

44 – Aracaju, cidade que cresceu sem qualquer planejamento, não se preocupou em organizar resistência à invasão francesa no Período Colonial.
40. Analise as proposições sobre o Período Colonial.
00 - A formação do povo brasileiro resultou da fusão de portugueses, índios e africanos, realizada de forma desigual, envolvendo dominação e escravidão.

11 - O descobrimento do Brasil foi parte do plano imperial da coroa portuguesa no século XV. Embora não houvesse interesse especifico de expansão para o Ocidente a posse de terras no Atlântico Oriental consolidava a hegemonia portuguesa no Oceano Pacifico.

22 – Com relação às populações indígenas brasileiras é correto afirmar que quando os europeus chegaram aqui, encontraram uma população ameríndia homogênea em termos culturais e lingüísticos, distribuída ao longo da costa e da bacia dos rios Paraná-Paraguai.

33 – O escambo de pau-Brasil intensamente praticado no litoral, foi a primeira atividade importante que articulou estrangeiros e nativos no século XVI.

44 – Quanto à utilização da mão-de-obra durante o primeiro século da colonização, na região Nordeste do Brasil pode-se afirmar que os negros africanos não tiveram nenhuma participação.

_____________________________________________________________________________________________________________


GABARITO OFICIAL:
36-VVVFV

37-FFFVV

38-VFVFF

39-VVVVF


40-VFFVF

_____________________________________________________________________________________________________________


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal