Ugt debate Contribuição Sindical dos Pescadores. Recolhimento da Contribuição Sindical Obrigatória em 2014 para Pescadores



Baixar 7.66 Kb.
Encontro19.07.2016
Tamanho7.66 Kb.
UGT debate Contribuição Sindical dos Pescadores.

Recolhimento da Contribuição Sindical Obrigatória em 2014 para Pescadores.

O 1º Encontro de Pescadores Artesanais do Estado de São Paulo realizado dia 29 de novembro de 2013 na cidade de Teodoro Sampaio, debateu de forma intensa o fim da suspensão imposta pela Instrução Normativa MPA n°13, de 21 de Dezembro de 2012, publicada no DOU de 28 de Dezembro de 2012, que diz no Art. 10. Suspender, durante o ano de 2013, os efeitos do art. 9º, inciso I da Instrução Normativa MPA nº 6, de 29 de junho de 2012. Que traz novamente a Contribuição Sindical obrigatória conforme Instrução Normativa MPA n°6, de 29 de Junho de 2012, publicada no DOU de 03 de Julho de 2012, que afirma no Art. 9° Clausula I letra C: Comprovante de recolhimento da Contribuição Sindical Obrigatória, conforme estabelece o art. 608 do Decreto-Lei n.º 5.452, de 1º de maio de 1943; e, complementarmente, no caso de segurado especial, comprovante de recolhimento da Guia da Previdência Social (GPS) como segurado especial na categoria de Pescador Profissional na Pesca Artesanal.

Para o vice-presidente Nacional da UGT Dep. Federal Roberto de Lucena a obrigatoriedade da contribuição Sindical só é valida a partir de Janeiro de 2014 e estará condicionada a manutenção da Licença de Pescador Profissional que todo ano na data do aniversario, deve comprovar o recolhimento a uma unidade ao MPA - Ministério da Pesca e Aquicultura. Por isso mesmo repudiamos todo o recolhimento feito por dirigentes de colônias neste exercício de 2012. A UGT orientou seus dirigentes de que o recolhimento só seria legal a partir de janeiro de 2014, vamos conversar com técnicos do MPA e do MTE para avançar no campo da legalidade dos atos da união que permitiram esse grande debate.

O Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura do Estado de São Paulo Drº Marcos Pereira assegurou que as Instruções Normativas debatidas devem ser cumpridas dentro da legalidade que diz que a contribuição Sindical de Pescadores só terá validade em 2014.

O 1° Secretario Adjunto de Empreendedorismo da UGT Líder Sindical Sebastião Téo informou que a assessoria e técnicos da UGT estarão atentos ao recolhimento da contribuição Sindical de Pescadores e fornecerá toda a orientação necessária aos nossos filiados, é uma determinação do presidente Nacional da UGT Ricardo Patah de que o pescador é uma das profissões mais nobres do mundo e merece toda a atenção da UGT.

Dezenas de pescadores reclamaram que já estavam pagando a contribuição Sindical e não sabiam das normas e instruções normativas do MPA, para a Líder de pescadores do Porto 10 Osania Larissa Santos o encontro de pescadores da UGT irá nortear as ações de todos os trabalhadores da pesca pois recebemos a cartilha do pescador Lançando a Rede que é um instrumento poderoso de aprendizado pedagógico.

Durante o encontro, foi lançada oficialmente a cartilha “Lançando a Rede” - http://www.marcatti.com.br/ugt/cartilha_pescadores.zip) - e realizada a entrega simbólica de um caminhão frigorífico doado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) aos pescadores.

Participarão do evento da UGT 300 pescadores dos municípios de Euclides da Cunha, Hosana, Presidente Epitácio, Panorama, Mirante do Paranapanema, Sandorvalina, Narandiba, Pirapozinho, Nantes e Tiete, cidades pertencentes às bacias dos rios Paranapanema e rio do Peixe. Pescadores dos estados do Mato Grosso do Sul e Paraná estiveram presentes.

O encontro teve a presença de autoridades e especialistas do Ministério da Pesca e Aquicultura, dirigentes da UGT, prefeitos municipais, parlamentares e lideranças de pescadores de toda a região. A pauta tratou também do Pronaf e do Plano Safra que também atende os pescadores profissionais que se dediquem à pesca artesanal com fins comerciais, explorando a atividade como autônomos e empreendedores.

Fonte:


Herika Sales de Morais

2° Secretaria Adjunta de Imprensa


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal