Um novo tempo



Baixar 15.01 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho15.01 Kb.
ESTUDO BÍBLICO INDUTIVO PARA PGS – 28jul14

SÉRIE “COMPROMISSO”- lição 4: UM NOVO TEMPO

 

Salmo 126

 

No estudo indutivo da semana passada, aprendemos que é possível gozar da comunhão uns com os outros mesmo na diversidade. Você pode se lembrar de um irmão que tem características pessoais totalmente diferentes das suas? Pode orar agradecendo a Deus por essas diferenças, capazes de edificar a Igreja?

 

CHORAR PELO PASSADO OU ALEGRAR-SE PELO FUTURO

 

Ouvi falar de uma pequena cidade cuja economia dependia quase que exclusivamente de uma grande indústria de componentes automotivos. Praticamente 90% da população economicamente ativa trabalhava direta ou indiretamente para essa organização. Infelizmente, com a globalização, a não modernização de maquinários, aliada a uma má administração, aquela empresa passou por maus momentos financeiros até que teve que fechar as portas. Foram dias terríveis para aqueles moradores agora desempregados.



Um dos jovens da cidade, filho de um daqueles funcionários demitidos, foi para a cidade grande, tentar através dos estudos e de muito trabalho um futuro melhor para si. Com muito esforço e dedicação aquele moço tornou-se um profissional bem-sucedido, e juntando todas as suas economias retornou para a cidade de seus pais para realizar um antigo sonho: reabrir a fábrica onde seu pai trabalhara.

Os recursos que havia levantado não eram suficientes para reabrir aquela empresa em todo o seu potencial de outrora. O galpão não tinha o mesmo tamanho do original e não havia o grande número de funcionários como nos anos áureos.

No dia da inauguração, um fato interessante ocorreu. Os jovens que cresceram na cidade ouvindo as histórias sobre a “grande indústria” alegravam-se e festejavam por esse recomeço. Já alguns dos mais velhos choravam, lembrando da grande potência onde trabalharam e que agora estava reduzida a uma pequena fábrica.

Você, líder do seu PG, deverá lançar uma pergunta, tal como: “Se você estivesse lá, estaria no grupo dos que se alegraram por um novo tempo ou dos que choraram pelo ontem glorioso? Já viveu algo semelhante em sua vida?” (permita que algumas pessoas que queiram, se expressem, mesmo que em poucas palavras).

Inspirados nessa história, leiamos agora, alternadamente, Sl 126:1-6.

  1. Lendo os vrs 1 a 3, como você vê que é possível nos relacionarmos com o “ontem” abençoado, sem que fiquemos presos a ele?


RESPOSTA: As obras que o Senhor realizou no passado, ao invés de nos fazer saudosistas, só nos inspiram ainda mais a buscá-Lo hoje, num novo tempo!
Nós somos uma igreja histórica: 105 anos
- Mas não vivemos apenas de história.

- Não moramos no passado.

- Não vivemos apenas de lembranças.
O nosso Deus não só fez: Ele faz e fará maravilhas! A intervenção de Deus é para “HOJE” e “AMANHÔ muito mais do que esperamos!

 


  1. Os vrs 5 e 6 dizem que precisamos semear em lágrimas para viver uma colheita de alegria. Expresse com suas palavras como você entende isso.

 

RESPOSTA: Semear com lágrimas é semear sem ver a colheita. Não há como semear, senão com lágrimas, porque a semeadura precede a colheita. Esta é a ordem: primeiro a semeadura, depois a colheita.

Semear chorando é semear sem saber o que se vai colher, até mesmo contra a esperança de colher, mas, crendo. Semeia assim aquele para quem plantar faz parte do seu estilo de vida. Mesmo sem saber qual será o resultado, pois o amanhã não lhe pertence, porquanto não tem domínio dele: ele planta. Porque crê! (“Um planta, outro rega, e Deus dá o crescimento”).  



Semear chorando é saber que a vida é feita de esforço e que, quando pagamos o preço de lançar nossas sementes, a despeito das dificuldades, o Senhor nos dará uma colheita maravilhosa.
Lições que ficam:
Então, voltando à historinha e com base no estudo indutivo de hoje, me disponho a viver um novo tempo, sabendo que:

    1. Tenho uma história de salvação a contar, um “ontem” de glória a agradecer, mas não devo viver apenas nostalgicamente de memórias.




    1. Preciso estar aberto às mudanças, pois reconheço que tenho desafios, no “hoje”, a enfrentar.




    1. Para que eu tenha garantida a alegria no meu viver, preciso me manter sonhando e investir no “amanhã”.



OBS: Esse estudo bíblico indutivo para os PGs da LIBER foi preparado pelo Pr. Rubens Alves Filho, com base na última mensagem da série “COMPROMISSO” pregada em julho, pelo Pr. Eli Fernandes.

Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal