Uma Visão Bíblica de Ação Social Introdução



Baixar 9.51 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho9.51 Kb.
Uma Visão Bíblica de Ação Social

Introdução

Estes estudos foram elaborados para serem utilizados em Escolas Bíblicas Domicais ou em grupos pequenos, familiares, e outros do gênero.


O intuito é de levar os membros e líderes da sua igreja a refletirem sobre ação social de um ponto de vista bíblico. Isto é necessário por duas razões: Primeiro, por que quando a igreja de Cristo age, deve agir de uma maneira que enquadra-se nos princípios bíblicos cristãos, e distingüe o nosso trabalho de qualquer outro trabalho social. Em segundo lugar, ainda existem membros e líderes de igrejas cristãs que não perceberam o mandato de Deus para nós cuidarmos de questões sociais, dentro e fora do âmbito da igreja.
Os temas dos estudos foram escolhidos para dar uma visão panorâmica do conteúdo bíblico. Estes são:
Aula 1: A lei de Deus como fundamento da ordem da sociedade.

Aula 2: A vida de Jesus como exemplo para o nosso comportamento.

Aula 3: Neemias e os profetas: a consciência social do povo de Deus.

Aula 4: Igreja primitiva: exemplo para as igrejas de hoje.

Aula 5: Dois encontros com Jesus: Zaqueu e o moço rico.

Aula 6: O testemunho e impertaivo de Paulo.


Para estes estudos terem um impacto real e prático na vida e ministério da sua igreja é imprescindível que os estudos sejam ministrados em momentos já existentes no programa normal da igreja, como EBD ou grupos familiares, e que o/a pastor/a (ou líder) faça parte dos grupos estudando o material, se não for ele/a o professor do curso.
O facilitador, ou professor, deve preparar-se com uma leitura metódica de todo o material, também imprimindo ou xerocando previamente os materiais para serem entregues aos participantes durante as aulas. É bastante importante que os momentos sejam ministrados de uma maneira participativa, utilizando a linguagem do povo, e que o facilitador, ou professor, não simplesmente exponha o conteúdo, sem deixar que os alunos falem. Alguns dos estudos exploram os temas utilizando a criatividade artística. Isso leva a um engajamento integral dos particpantes, não só do intelecto e do espírito, melhorando a sua assimilação da lição e levando os a refletirem o caráter do Criador.
Estima-se que, com um grupo interativo e bem direcionado, pode-se ministrar cada aula dentro de uma hora. Ao lado de cada atividade sugerida inserimos o tempo estimado para completá-la.
No fim de cada aula devem ser distribuidas a todos as referências bíblicas a serem estudadas antes da aula seguinte, conforme as folhas providenciadas.
Recomendamos que seja utilizada a tradução na Linguagem de Hoje, para maior compreensão do texto, mesmo entre alunos com mais escolaridade.
A elaboração deste curso foi estimulada por uma leitura do livro Eles Herdarão e Terra, por Carlos P. Queiroz (Curitiba: Econtro Publicações, 1998), seguindo a estrutura dos capítulos dois e três. A leitura desse livro pelos participantes do curso reforçará o seu impacto.
Reconhecemos a necessidade de sempre aprimorarmos o nosso trabalho, então convidamos a quem utilizar o material a enviar-nos observações, correções ou sugestões pelo email: azewood@yahoo.com .
Agradeço a todos da Igreja Batista Aliança em Carlito Pamplona, Fortaleza, e suas congregações, pelo apoio ao nosso ministério no périodo em que este material foi elaborado; também a Suzana, a minha esposa, que tanto me ajuda em expressar as idéias melhor em português.

Mark Edward Greenwood



Fortaleza, 12 de fevereiro, 2007.




0.





Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal