Unidade Curricular de Medicina Geral e Familiar – 5º Ano Orientação para o estágio de curta duração (2012)



Baixar 9.29 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho9.29 Kb.


Unidade Curricular de Medicina Geral e Familiar – 5º Ano
Orientação para o estágio de curta duração (2012)

O programa de MGF, no 5º ano, tem a duração de duas semanas e é composto por duas vertentes, uma teórica/teórico-prática e outra, de estágio em centro de saúde.

O estágio, de curta duração (cerca de 15h distribuídas por 2/3 dias) tem o objectivo de familiarizar o aluno com o contexto da prática, nomeadamente no que respeita ao seu âmbito curativo e preventivo, à prevalência dos problemas, à organização familiar dos processos clínicos, aos instrumentos de apoio à consulta, como sejam entre outros, os suportes informáticos utilizados (SAM, ALERT, SINUS...)
Com o objectivo de uniformizar o estágio de cada aluno, sugere-se ao Tutor, sempre que possível, que facilite ao aluno a oportunidade de contactar com:

O que se pretende é que o aluno reveja com o doente (caso dos doentes que tenham uma das duas doenças índice, DM e HTA) a sua história clínica e que ajude o Tutor a actualizar o registo electrónico de dados. (Como exemplos: actualização dos problemas activos pondo um fim aos problemas, sinais ou sintomas, já resolvidos; actualização dos antecedentes familiares, actualização da prescrição crónica e respectiva posologia, actualização dos dados dos respectivos programas (peso, medição de HTA, hemoglobina glicada, consulta ou referenciação a oftalmologia, exame do pé), actualização de procedimentos de prevenção quando for o caso (rastreio de cancro de colo do útero, rastreio do cancro da mama, rastreio do cancro do colon, vacinações, etc). Deste modo o aluno tem oportunidade para se familiarizar com a morbilidade destes doentes: estudo das indicações dos fármacos prescritos e actos de prevenção primária e secundária oportunista. Nestas situações, sempre que apropriado podem ainda os alunos fazer educação para a saúde utilizando os folhetos informativos do GUIA PRATICO DE SAÚDE da APMCG.



http://www.apmgf.pt/files/guiapraticosaude/index.html
Idêntico procedimento pode ser feito na consulta de vigilância de uma criança ou na consulta de seguimento de uma gravidez ou de planeamento familiar. Para além das situações indicadas outras poderão ser sugeridas pelos tutores. A listagem anterior serve, tão só, para uniformizar oportunidades de aprendizagem dando para cada uma delas exemplos de tarefas que podem ser cumpridas pelos alunos.
A avaliação do estágio é feita por um Relato Familiar, pedindo-se ao tutor que facilite a escolha do elemento da família para a entrevista clínica (pode ser uma das situações anteriores ou outra). O aluno tem disponível um guião com o conjunto de elementos a colher para o relato. http://www.fcm.unl.pt/departamentos/cligeral/docs/5ano/programa_5ano.pdf
O aluno é também portador de uma folha de assiduidade que o tutor deverá assinar no final do estágio e que o aluno entregará no Departamento, no último dia do programa da disciplina. http://www.fcm.unl.pt/departamentos/cligeral/docs/5ano/informacao_tutor.pdf





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal