Unidade curricular



Baixar 19.67 Kb.
Encontro07.08.2016
Tamanho19.67 Kb.



EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

TÍTULO:

PLANO DE UNIDADE CURRICULAR







UO

SENAI – CAMPO GRANDE

CURSO

TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

UNIDADE CURRICULAR

Fundamentos de Saúde e Segurança do Trabalho

DOCENTE

Mychael Costa

PERÍODO

18/02/2013– 12/06/2013

MÓDULO

I

CARGA-HORÁRIA

110




1. EMENTA

Princípios de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho: histórico; desenvolvimento industrial; responsabilidade socioambiental; qualidade de vida. Terminologia técnica: desvio; incidente; perigo; risco; acidente. Acidentes de trabalho: definição técnica; Definição legal; aspectos sociais e ambientais; consequências: trabalhador; família, empresa; análise de acidentes; reabilitação profissional; estatísticas - estadual e nacional; causas; definição: condição insegura; fator humano ou pessoal; investigação; custos; tipos; cálculos; comunicação de acidentes do trabalho; relatórios. Princípios prevencionistas. Teoria de Frank Bird, "pirâmide". Estudos de J. Reason, "Queijo suíço". Legislação e normas: OIT; Constituição Federal; hierarquia das leis. Normas Regulamentadoras. Desenho técnico: normas; formatos do papel; legenda e tipos de linha; escalas; seções projetadas sobre a vista e fora da vista; desenhos de detalhes; plantas e leiautes

2. OBJETIVOS

1 - Desenvolver a criatividade do estudante de Segurança do Trabalho.

2 - Fornecer aos alunos ferramental básico para enfrentar problemas com os quais se depararão no cotidiano, relativos à Segurança e Saúde no Trabalho.

3 - Estimular uma postura crítica e consciente do aluno para com a sociedade no qual está inserido.


3. CONTEÚDO FORMATIVO

1 - Princípios de saúde, meio ambiente e segurança do trabalho: histórico; desenvolvimento industrial; responsabilidade socioambiental; qualidade de vida.

2 - Terminologia técnica: desvio; incidente; perigo; risco; acidente.

3 - Acidentes de trabalho: definição técnica; Definição legal; aspectos sociais e ambientais; consequências: trabalhador; família, empresa; análise de acidentes; reabilitação profissional; estatísticas - estadual e nacional; causas; definição: condição insegura; fator humano ou pessoal; investigação; custos; tipos; cálculos; comunicação de acidentes do trabalho; relatórios.

4 - Princípios prevencionistas.

5 - Teoria de Frank Bird, "pirâmide".

6 - Estudos de J. Reason, "Queijo suíço".

7 - Legislação e normas: OIT; Constituição Federal; hierarquia das leis.

8 - Normas Regulamentadoras.

9 - Desenho técnico: normas; formatos do papel; legenda e tipos de linha; escalas; seções projetadas sobre a vista e fora da vista; desenhos de detalhes; plantas e leiautes.

.


4. METODOLOGIA

Metodologia do planejamento participativo buscando respeitar e atender as necessidades do aluno e do grupo de alunos, utilizando como dinâmica:

– Exposição.

– Trabalho Cooperativo.

– Debate.

– Painel.

A dinâmica utilizada apoiar-se-á nos recursos audiovisuais :

– Computador.

– Vídeos.

– Data Show.

– Internet.

– Trabalho de Campo.

– Visita Técnica.



5. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

A avaliação será contínua, processual, com a participação do aluno nas atividades e discussões desenvolvidas em sala de aula, objetivando diagnosticar em todos os momentos o desenvolvimento e a qualidade do ensino-aprendizagem. A avaliação terá foco nos instrumentos avaliativos de modalidades:

– Relatórios.

– Discursiva/Objetiva.

– Prática.

– Trabalhos de pesquisa.

– Atitudinal.



O aluno é considerado aprovado quando apresentar: a) rendimento, em termos de competências e domínio de conhecimentos (conteúdos, habilidades técnicas e atitudes), tendo como padrão mínimo o domínio de, pelo menos, 06 (seis) pontos, na escala de 0 (zero) a 10 (dez) das competências requeridas em cada unidade curricular; b) frequência mínima igual ou superior a 75% do total de horas previstas para cada unidade curricular. Será considerado reprovado o aluno que: a) em uma mesma unidade curricular tiver menos de 75% de assiduidade ou não alcançar o aproveitamento mínimo exigido.

6. BIBLIOGRAFIA

6.1 Básica




6.2 Complementar








©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal