Universidade estadual do oeste do paraná Unioeste programa de pós-graduaçÃo em ciências ambientais ppgca normas para elaboração de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais modelo para dissertaçÃO



Baixar 59.89 Kb.
Encontro20.07.2016
Tamanho59.89 Kb.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - Unioeste

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - PPGCA

Normas para elaboração de Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais

MODELO PARA DISSERTAÇÃO
Dissertações são trabalhos de pesquisa desenvolvidos em Universidades ou Centros de Pesquisa como contribuição inédita para o conhecimento e visam à obtenção do grau acadêmico de Mestre.
Estrutura
A estrutura da dissertação estabelece a ordem em que devem ser dispostos os elementos que as compõem. Tais páginas devem ser colocadas na ordem em que são discutidas a seguir.
Composição básica de uma dissertação


  1. Elementos pré-textuais

    1. Capa

    2. Folha de rosto

    3. Ficha catalográfica (no verso da folha de rosto)

    4. Folha de aprovação

    5. Dedicatória (Opcional)

    6. Agradecimentos (Opcional)

    7. Sobre o autor (biografia) (Opcional)

    8. Sumário

    9. Lista de abreviaturas Opcional

    10. Lista de figuras

    11. Lista de tabelas

    12. Resumo

    13. Abstract




  1. Elementos textuais

Em forma de capítulo contendo:

  1. Introdução (problema, objetivo, justificativa, hipóteses e estado da arte);

  2. Metodologia da Pesquisa;

  3. Resultados e Discussão;

  4. Conclusão.




  1. Elementos pós-textuais

    1. Anexos

    2. Apêndices

Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas, até a introdução, a partir dessa última, serão numeradas com algarismo arábico na borda superior direita.

A fonte preferencial para a escrita da dissertação é ARIAL tamanho 12, com espaço de linha 1,5.

A página deverá ser configurada para tamanho de papel A4, margens superiores e esquerda 3 cm; inferior e direita 2 cm - exceto a capa e folha de rosto, as quais possuem margens específicas.



1 CAPA

Capa é a cobertura do trabalho, devendo conter o título da dissertação, o nome do autor, local e ano de Defesa.

A configuração deve ser a seguinte: margens esquerda, direita e superior de 3,0 cm e margem inferior de 2,0 cm; cabeçalho e rodapé deverão ser ajustados para 0,0 cm.

Deve-se usar o tamanho de fonte 16 para o título da dissertação e fonte 14 para o nome do autor e o ano da publicação, tudo em negrito, centralizado e maiúsculo (exceto para nomes científicos).

Recomenda-se empregar espaçamento simples, principalmente para títulos longos.

Distribuir o espaçamento entre o título e o nome do autor harmonicamente de forma que o local fique na penúltima linha e a data fique na última linha da página.


EXEMPLO DE CAPA:



UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - Unioeste

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - PPGCA

TÍTULO




Autor
Toledo – Paraná – Brasil

2015


2 FOLHA DE ROSTO
Folha de rosto é aquela que apresenta os elementos essenciais à identificação da dissertação, devendo conter os seguintes dados: autor; título; nota descritiva indicando a natureza acadêmica (dissertação); a instituição em que foi apresentada; o curso; e o título pretendido (Mestre); nome do orientador; local; ano de publicação.

Os espaçamentos sugeridos para a folha de rosto podem ser alterados conforme a necessidade, prevalecendo sempre o bom senso e a estética.


OBSERVAÇÃO: Caso haja co-orientação, devidamente institucionalizada junto ao Programa, o nome do co-orientador deverá ser colocado abaixo do nome do orientador, na folha de rosto.

EXEMPLO DE PÁGINA DE ROSTO:



UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ - Unioeste

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS - PPGCA

TÍTULO




Autor

Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Unioeste/Campus Toledo, como parte dos requisitos para a obtenção do Título de Mestre em Ciências Ambientais.


Orientador:

Co-orientador:

JUNHO/2015

Toledo – PR



3 FICHA CATALOGRÁFICA (EM MAIÚSCULAS)
No verso da folha de rosto, na parte inferior e centralizada, deve constar a ficha catalográfica elaborada pelo bibliotecário responsável indicado pelo Programa.

4 FOLHA DE APROVAÇÃO (EM MAIÚSCULAS)
A dissertação, depois de aprovada e corrigida, deve trazer o termo de aprovação em página distinta, citando o nome do aluno, o título, a nota descritiva e a data de aprovação, além dos nomes dos examinadores e do professor orientador, acompanhados de suas respectivas instituições, bem como o local da defesa.

Esta página deverá ser assinada pelos membros da banca.

Os espaçamentos entre os itens constantes na folha de aprovação podem ser alterados conforme a necessidade, prevalecendo sempre o bom senso e estética.

OBSERVAÇÃO: Os nomes dos membros da banca devem ser inseridos em ordem alfabética.



5 DEDICATÓRIA (EM MAIÚSCULAS)
É opcional e deverá ocupar uma página própria. O título DEDICATÓRIA deverá ser inserido na parte inferior da página, em quadrante a direita em maiúscula e negritado, fonte arial 12, centralizado.

6 AGRADECIMENTOS (EM MAIÚSCULAS)
É opcional e deverá ocupar uma página própria, após a dedicatória. O título AGRADECIMENTOS deverá ser inserido na primeira linha da página, em maiúscula e negritado, fonte arial 12 e centralizado.
7 SOBRE O (A) AUTOR (A) (EM MAIÚSCULAS)
É opcional, devendo ser sucinto e deve ocupar uma página própria. O título SOBRE O (A) AUTOR (A) deverá ser inserido na primeira linha da página, em maiúscula e negritado, fonte arial 12, centralizado.

8 SUMÁRIO (EM MAIÚSCULAS)
O sumário contém a página inicial de cada seção e subseções. A página contendo o sumário deverá ter o título SUMÁRIO, centralizado, localizando-se imediatamente após a folha de rosto, de dedicatória, ou de agradecimento e sobre o autor (a), as quais não constam do sumário. As páginas do sumário não devem ser numeradas e todos os itens deverão estar alinhados na mesma margem.

O texto deve ser arial 12, espaçamento 1,5, alinhamento justificado.



9 LISTA DE ABREVIATURAS, SIGLAS E SÍMBOLOS (EM MAIÚSCULAS)
Esta lista é opcional, ficando a critério de o autor decidir a necessidade ou não da sua apresentação. Quando presente deve ser colocado logo após o sumário, recebendo paginação em algarismos ARÁBICOS e iniciando com a numeração 1.

O título “LISTA DE ABREVIATURAS, SIGLAS E SÍMBOLOS” deverá ser inserido na primeira linha da página, em maiúscula e negritado, fonte arial 12, centralizado. Convém organizá-las em ordem alfabética.



10 LISTA DE FIGURAS (EM MAIÚSCULAS)
Deve conter uma listagem das figuras contidas no texto do trabalho, relacionadas na ordem em que aparecem no texto, indicando as páginas correspondentes. O título LISTA DE FIGURAS (maiúsculo, negritado, arial 12) deverá vir no topo da página, centralizado.
11 LISTA DE TABELAS (EM MAIÚSCULAS)
Deve conter uma listagem das tabelas contidas no texto do trabalho, relacionadas na ordem em que aparecem no texto, indicando as páginas correspondentes. O título LISTA DE TABELAS (maiúsculo, negritado, arial 12) deverá vir no topo da página, centralizado.
OBSERVAÇÕES: Tabela é aberta, somente fechada nas partes superior e inferior, sem linhas internas e nem bordas; quadro é fechado totalmente; e figura representa diversos elementos gráficos (desenhos, gráficos, croquis, fotos, mapas, esquemas ilustrativos). Cada lista relacionada nos itens acima deverá vir em páginas individuais (ABNT NBR 14724 de 17/03/2011)

12 RESUMO (EM MAIÚSCULAS)
Trata-se de uma apresentação resumida do conteúdo da dissertação que destaca os aspectos de maior importância. Na redação do resumo devem-se considerar os seguintes aspectos:
EXEMPLO:

RESUMO
SOBRENOME, PRENOME abreviado. Título: subtítulo (se houver). Data de defesa. Total de folhas. Dissertação (Mestrado) - Instituição onde a Dissertação foi defendida. Local e data de defesa.
Deve ser escrito em um parágrafo único, sem citação, com espaçamento simples, não devendo ultrapassar 500 palavras. O resumo deve apresentar de forma clara e objetiva os seguintes itens: importância do tema; objetivos; material e métodos; resultados; e conclusões ou considerações finais.
PALAVRAS-CHAVE: de três a cinco, separados por ponto e vírgula (;).

13 ABSTRACT
Versão em inglês do resumo.

14 ELEMENTOS TEXTUAIS
INTRODUÇÃO (problema, objetivo, justificativa, hipóteses e estado da arte)

METODOLOGIA DA PESQUISA

RESULTADOS E DISCUSSÃO

CONCLUSÃO

REFERENCIAS
Na formatação em capítulo ficam preservados os seguintes aspectos da formatação geral: cada capítulo deve ter começo, meio e fim e iniciado em seção própria, devendo conter no início da página, centralizado, fonte arial 12, negritado a palavra CAPÍTULO prescrito (números arábicos), seguida do título do capítulo, conforme próxima seção. Os subtítulos deverão ser alinhados à esquerda, seguindo a ordem:


  1. MAIÚSCULA E NEGRITO PARA O TÍTULO

  2. MAIÚSCULA PARA PRIMEIRA SEÇÃO

  3. E SOMENTE A PRIMEIRA LETRA MAIÚSCULA PARA A SEGUNDA SEÇÃO.

Exemplo:


CAPITULO 1

NORMAS PARA A MONOGRAFIA


    1. TÓPICOS ELEMENTARES

      1. Elementos pré-textuais

      2. Elementos textuais

      3. Etc.




    1. REDAÇÃO

      1. Modelos de escrita

1.2.2 Correção ortográfica

1.2.3 Etc.


TÓPICOS DA REDAÇÃO: Texto conforme padrão usual da área de pesquisa, fonte arial 12, espaçamento entre linhas de 1,5; parágrafo com recuo de 1,25. Entre subtítulos usar espaçamento 1,5. O mesmo espaçamento deverá existir entre a figura, tabela e o texto, bem como entre o título da figura e o texto.

ORIENTAÇÃO E NORMATIZAÇÃO PARA OS ITENS NO CASO DA ESTRUTURA EM FORMA DE CAPÍTULOS E NO MODELO TRADICIONAL
TÍTULO
Deve ser claro, conciso e preciso para indicar precisamente o conteúdo do trabalho. Recomenda-se que os nomes vulgares das espécies sejam seguidos dos nomes científicos.

INTRODUÇÃO
Deve ser suficiente para situar o problema, apresentar os objetivos geral e específicos, justificar a realização da pesquisa e apresentar as hipóteses do trabalho; bem como o referencial teórico existentes na literatura, que dará suporte ao tratamento do problema e possibilitará identificar as possíveis relações entre o problema e o conhecimento existente.

Para sua elaboração é necessário amplo conhecimento dos fatos pertinentes, visão clara do problema e articulação lógica entre os conhecimentos utilizados e citados. Também, a partir do levantamento bibliográfico executado teórico é importante:



  1. Fazer referência a trabalhos anteriormente publicados, situando a evolução cronológica do assunto;

  2. Limitar-se às contribuições mais importantes diretamente ligadas ao assunto, lembrando-se que serão analisadas e discutidas em Resultados e Discussões;

  3. Lembrar que os nomes dos autores de todas as contribuições citadas no texto ou em notas deverão, obrigatoriamente, constar das Referências;

  4. Finalizá-la com o julgamento do autor da dissertação, formulando devidamente suas hipóteses a serem comprovadas;

  5. Apresentar a estruturação da monografia em capítulos e seus objetivos.



METODOLOGIA DA PESQUISA
Deve incluir os métodos, técnicas e materiais utilizados para conduzir o trabalho, descritos de maneira detalhada, porém concisa, suficiente para tornar possível a repetição do experimento por outros pesquisadores, com a mesma precisão.

Métodos inéditos desenvolvidos pelo autor devem ser justificados, apresentando suas vantagens em relação a outros.

As técnicas e métodos já conhecidos devem ser apenas citados, sem necessidade de descrição (procure somente defini-las a partir de um autor escolhido).

Técnicas e equipamentos novos devem ser descritos com detalhes e ilustrados, se possível com fotografias.

A critério do autor, este capítulo poderá ser subdividido em subitens de acordo com os objetivos específicos, visando melhor clareza do texto. Evidentemente, não se justificam subitens com apenas uma frase ou um parágrafo de texto.

Deverá trazer informações acerca de como os dados foram analisados.



RESULTADOS E DISCUSSÃO
Os resultados devem ser apresentados de forma objetiva, clara e lógica, em forma de texto, gráficos, tabelas etc.. Podem ser discutidos na medida em que são apresentados ou não (nesse caso divide-se em RESULTADOS – apresentação dos resultados – e DISCUSSÃO – discussão dos mesmos á luz da literatura).

De qualquer forma é nesse momento que o pesquisador irá relacionar suas observações experimentais, interpretar os resultados tendo por base o referencial teórico e elaborar conclusões.


CONCLUSÃO
Deve ser baseada somente nos fatos comprovados, respondendo a questão problema estudada.

Deve ser escrita de forma concisa de forma a fechar a dissertação.

Devem ser evitadas meras transcrições dos resultados.

REFERÊNCIAS
Referências é o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.

A apresentação desses dados é normatizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Todas as obras citadas devem obrigatoriamente ser listadas em ordem alfabética na seção REFERÊNCIAS, as quais deverão se basear na norma ABNT 6023/2002.

15 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
ANEXOS
Anexo é o elemento pós-textual em que são incluídas as matérias suplementares tais como leis, cópias de documentos ( oficiais e do Comitê de Ética) e outros que acrescentam conteúdo ao trabalho, sem, no entanto, constituir parte essencial do mesmo (não constitui matéria de autoria do autor).

A primeira página do anexo deve conter o título ANEXOS, centralizado no topo da página, fonte arial 12 negritada seguido de uma lista de documentos, tabelas ou figuras nele inseridas.

Os anexos devem ser identificados como Anexo A, Anexo B etc.
Exemplo:

ANEXOS
Anexo A – Legislação de Recursos hídricos

APÊNDICES
Apêndice é o elemento pós-textual no qual são incluídos materiais suplementares tais como análises estatísticas, questionários aplicados, fotografias e outros que acrescentam conteúdo ao trabalho, sem, no entanto, constituir parte essencial do mesmo (constitui matéria de autoria do autor, podendo ser, por exemplo, cd com fotos ou canções desenvolvidas em processos de Educação Ambiental).

A primeira página do apêndice deve conter o título “APÊNDICES” centralizado no topo da página, fonte arial 12 negritada seguido de uma lista de documentos, tabelas ou figuras nele inseridas.

Os apêndices devem ser identificados como Apêndice A, Apêndice B etc.
Exemplo:

APÊNDICES
Apêndice A – Roteiro para análise e utilização de Recursos hídricos
16 OUTRAS INFORMAÇÕES
As dissertações no formato em Capítulos devem atentar para as citações bibliográficas ao longo do texto e para a padronização de tabelas e figuras.
CITAÇÕES
Seguir a norma ABNT 6023, no texto (AUTOR, data) ou (AUTOR et alli ou et al. data) ou Fulano et alli ou et al. (2008):
Exemplo 1: A agricultura orgânica preserva o meio ambiente (ALTIERI, 2000).
Exemplo 2; Altieri (2000) relata que a agricultura orgânica preserva o meio ambiente...
Exemplo 2: Os resultados apresentados por Pereira et alli ou Et al. (2005)...
Exemplo 4: Resultados semelhantes foram obtidos por Pereira e Galbiati (2007).
Exemplo 5: O aumento da riqueza de espécies está relacionado com o tamanho da área (GALBIATI et alli ou Et al., 2006).

TABELAS e FIGURAS
As tabelas e figuras (gráficos, quadros, fotos etc.) devem aparecer logo após serem citadas no texto. O título, após as palavras Tabela, deve vir acima da tabela, dando-se um espaço para a próxima linha; ao contrário, o título das Figuras deve vir abaixo da mesma. No título, as palavras Tabelas e Figuras deverão ser negritadas, conforme pode ser observado na Tabela 1 e demais títulos das figuras.

Devem ser numeradas em arábico, em ordem sequencial ao seu aparecimento no texto, sendo a numeração individualizada – Figura 1. Título; Tabela 1. Título.

Caso o título ocupe mais de uma linha, a linha debaixo deverá ter um recuo de 1,25 cm (usar menu formatar/parágrafo/recuo/deslocamento do processador de texto) para demarcação.

O título e a nota de rodapé da tabela não podem ser grafados em fonte de tamanho reduzido, mesmo que no interior da tabela ou figura tenham sido utilizadas fontes menores.



As figuras devem ter ótima resolução e serem dimensionadas de forma adequada.





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal