Universidade Federal de Pernambuco Graduação em Ciência da Computação



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Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Ciência da Computação

Centro de Informática


P2P, LBS e Comunidades Virtuais:

Os Ingredientes para Aplicações

Inovadoras em Sistemas 3G

Trabalho de Graduação




Aluno: Alessandro Vasconcelos Ferreira de Lima (avfl@cin.ufpe.br)

Orientador: Prof. Paulo André da Silva Gonçalves (pasg@cin.ufpe.br)

19 de Agosto de 2005

Percebe-se o que vale alguém assim que o seu talento

começa a enfraquecer, quando deixa de mostrar do que é capaz.

O talento também é um adorno, e o adorno também é um esconderijo”

(Friedrich Nietzsche)

O homem nasceu livre, e por toda parte geme agrilhardo;



o que julga ser senhor dos demais é de todos o maior escravo”

(Jean-Jaques Rousseau)

Agradecimentos
Em primeiro lugar a Deus, por cada dia me mostrar que o problema não está em falhar, e sim em desistir de tentar acertar.
A meus pais e familiares, em especial a minha mãe que sempre esteve ao meu lado me incentivando e acreditando em mim.
Ao meu orientador Prof. Paulo André, por ter aceito a tarefa de me orientar,e por toda a ajuda que me deu na confecção deste trabalho.
Aos amigos que fiz nesse curso, em especial a Ricardo que me deu uma força em J2ME. E não menos importantes: Cynthia, Rafael (Popis), Rafael (Dudu) e Rafael Luis. Não somente por serem ótimos companheiros de curso e colegas de grupos, como amigos para a vida.
Aos meus grandes amigos Mateus e Anderson, pela força, hoje e sempre!
A Todos aqueles colegas que eu tenha feito algum projeto no decorrer do curso.
A todos aqueles que torceram e torcem por mim.

Resumo
Com o advento da 3ª geração de sistemas de comunicação móvel (conhecido como 3G) será oferecida uma gama de serviços de transferência de voz, texto, áudio, vídeo e dados em geral, a altas taxas. Nesse contexto vários desses serviços poderão usufruir de informações de localização geográfica de dispositivos, pessoas e lugares (Location-Based Services). Esse trabalho tem o foco na criação de uma aplicação que utilize as características citadas com uma infra-estrutura de comunicação Peer-to-Peer (P2P) para criação de comunidades virtuais. Essas comunidades utilizam a localização dos usuários como forma de criar uma experiência de interação mais vívida entre os mesmos. Dentro deste cenário este trabalho usa o que há de mais novo em plataformas para atingir tal objetivo. Utiliza JXTA (na sua implementação para J2ME) para fornecer o suporte à comunicação P2P e à criação de comunidades virtuais, e também utiliza a Java Location API para a obtenção das informações de localização geográfica dos usuários.
Palavras-chave: 3G, Peer-to-Peer, Comunidades Virtuais, Location Based-Services, JXTA, Java Location API.

Abstract
With the advent of 3ª generation of mobile systems communication (known as 3G) will be offered several services as voice transference, text, audio, video and data in general. In this context several of these services will be able to usufruct of geographic localization of devices, people and places (Location-Based Services). This work has the focus in the creation of an application that uses the characteristics cited before with an Peer-to-Peer (P2P) infrastructure communication for create virtual communities. These communities use the localization of the users as form to increment the interaction experience between the same ones. Inside of this scene this work uses what it has of new in platforms to reaching such objective. JXTA (in J2ME implementation) is used to supply the support to communication P2P and the creation of virtual communities, and also it uses the Java Location API for the attainment of the information of geographic localization of the users.
Key Words: 3G, Peer-to-Peer, Virtual Communities, Location Based-Services, JXTA, Java Location API.

Sumário

Lista de Imagens 9

1 - Introdução 10

1.1 - Objetivos 10

1.2 - Relevância 11

1.3 - Organização do Trabalho 11



2 - Estado da Arte 12

2.1 - Comunidades Virtuais 12

2.2 - Serviços Baseados em Localização 13

2.2.1 - Métodos de Posicionamento 13

2.3 – Redes Peer-to-Peer 16



2.3.1 - História do Peer-to-Peer 16

2.3.2 - Características de Sistemas P2P 18

2.3.3 - Arquiteturas P2P e seus Representantes 18

2.3.4 - Performance em sistemas P2P 21

3 - Plataformas 22

3.1 - Location API 22



3.1.1 - Definindo Critérios 22

3.1.2 - Principais Elementos da API 23

3.2 - JXTA 23



3.2.1 - As Camadas Lógicas de JXTA 25

3.2.2 - Elementos de JXTA 26

3.2.3 - Os Protocolos de JXTA 28

3.2.4 - Performance em JXTA 32

3.2.5 - Vantagens e Desvantagens de JXTA 32

3.3 – JXME 33



3.3.1 - Objetivos 33

3.3.2 – Restrições 34

3.3.2 - A API de JXME 35

3.3.3 - JXME Proxyless 36

4 - A Aplicação 37

4. 1 - Procedimento do Aplicativo 40

4. 2 - Ferramentas Utilizadas 44

5 - Conclusões 45

5.1 - Dificuldades Encontradas 45

5.2 - Trabalhos Futuros 46

5.3 - Considerações Finais 48



[Sundsted01] Sundsted Todd. The practice of peer-to-peer computing: Introduction and history. March 2001. 49

[Eberspächer et al04] Eberspächer Jörg, Schollmeier Rüdiger, Zöls Stefan, Kunzmann Gerald and für Kommunikationsnetze Lehrstuhl. Structured P2P Networks in Mobile and Fixed Environments. July 2004. Disponível em: http://www.comp.brad.ac.uk/het-net/HET-NETs04/CameraPapers/T4.pdf 49

[Biström04] Biström Johnny. Mobile P2P – Creating a Mobile File-Sharing Environment. December 2004. 49

[Klein & Hlavacs] Klein Bernhard and Hlavacs Helmut. A Seamless Mobile Community Support System. Disponível em: http://www.pervasive.ifi.lmu.de/adjunct-proceedings/doctoral-colloquium/p137-144.pdf 49

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[Sandvine04] Sandvine Whitepapers. Meeting the Challenge of Today’s Evasive P2P Traffic. September 2004. Disponível em: http://www.sandvine.com/ 49

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[Recuero01] Recuero da C. Raquel . Comunidades Virtuais: Uma abordagem teórica. 2001. 50

Apêndice A : J2ME 51

Apêndice B: Formato de dados NMEA 52
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