Universidade federal do rio de janeiro faculdade de arquitetura e urbanismo



Baixar 53.63 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho53.63 Kb.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO



FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

PROARQ – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura



Mestrado Profissional em Projeto e Patrimônio

DISCIPLINAS E EMENTAS (2016)

Disciplinas obrigatórias: 240 horas

Cód.

Nome

Ementa

Carga horária

FAP723

Ateliê 1 – Intervenção em ambientes de patrimônio cultural edificado, incluindo edifícios e ambientes urbanos.

Docentes: Rosina Trevisan M. Ribeiro e Maria Júlia O. Santos



Desenvolvimento e aplicação de princípios e metodologias de projeto arquitetônico aplicáveis à intervenção em objetos arquitetônicos de interesse de preservação.

60h

FAP724

Ateliê 2 - Intervenção em ambientes de patrimônio cultural edificado, incluindo edifícios e ambientes urbanos, em recortes urbanos relacionados a grandes eventos e investimentos públicos.

Docentes: Vera Tângari e Jorge Castro



Desenvolvimento e aplicação de princípios e metodologias de projeto arquitetônico aplicáveis à intervenção em ambientes de patrimônio cultural edificado.

60h

FAP725

Ateliê 3 - Projetos de complexos arquitetônicos em ambientes de patrimônio cultural edificado, incluindo edifícios e ambientes urbanos.

Docentes: Guilherme Lassance e Andrea Queiroz Rego



Desenvolvimento e aplicação de princípios e metodologias de projeto arquitetônico aplicáveis a complexos arquitetônicos em ambientes de patrimônio cultural edificado, com temática específica e área de intervenção de escolha do(a) aluno(a) em comum acordo com o(a) orientador(a).

60h

FAP726

Ateliê 4 - Trabalho final de conclusão

Docentes: Professores orientadores.



Desenvolvimento e aplicação de princípios e metodologias de projeto arquitetônico com temática específica e área de intervenção de escolha do(a) aluno(a) em comum acordo com o(a) orientador(a).

60h

Disciplinas eletivas: mínimo de 120 horas

Cód.

Nome

Ementa

Carga horária

FAT721

Acústica aplicada a projetos de revitalização

Docente: Lygia Niemeyer



Referências teórico-metodológicas para tratamento acústico no âmbito de projetos de revitalização do patrimônio cultural edificado, incluindo edifícios e ambientes urbanos de interesse cultural.

15h

FAT722

Arqueologia e projeto de restauro

Docente: Jackeline de Macedo



Conceitos. Princípios básicos da arqueologia. Arqueologia histórica. Arqueologia aplicada ao projeto de restauração do patrimônio edificado.

15h

FAH736

Arquitetura contemporânea em sítios históricos

Docente: FabíolaZonno



Abordagem dos temas do lugar e da contextualização frente à questão do patrimônio material edificado, partindo dos debates teóricos nos anos 1960 até a contemporaneidade, também na esfera da arte. Análise de diferentes abordagens projetuais e modos de inserção de objetos arquitetônicos em contextos históricos.

15h

FAP727

Arquitetura inclusiva

Docentes: Cristiane Rose Duarte, Ethel Santana e Regina Cohen



Experiência humana nos espaços e qualidade de vida. Acessibilidade e desenho universal. Práticas de simulação. Discussão e aplicabilidade da NBR 9050. Barreiras físicas, sociais, culturais, políticas e burocráticas.

15h

FAT718

Avaliação e gestão do processo de projeto

Docente: Mônica Salgado



Avaliação de desempenho para a programação arquitetônica: diretrizes e parâmetros. Levantamentos, inventários, notações e diagnósticos. A participação e apropriação dos usuários no projeto. Escopo de serviços e fluxo de desenvolvimento de projetos arquitetônicos. Qualidade do projeto e sistemas de certificação.

15h

FAP728

Avaliação Pós-Ocupação do ambiente construído.

Docente: Giselle Arteiro



Tópicos sobre Avaliação de Desempenho do Ambiente Construído, com ênfase na Abordagem Experiencial e na Teoria Ator-Rede aplicadas na avaliação da qualidade do lugar. Aplicação à questão da preservação do Patrimônio Cultural.

15h

FAR706

Cidade. Cultura e memória

Docente: Ethel Pinheiro



Análise da cidade e de seu patrimônio cultural mediante o conceito de MEMÓRIA e CULTURA imbricado no campo das ciências sociais aplicadas, com ênfase nos conceitos de território, territorialidade (dimensões sociais e culturais do espaço), espaço pessoal, cultura e lugares de memória.

15h

FAT724

Conservação preventiva

Docente: Cláudia Carvalho



A conservação preventiva aplicada ao patrimônio construído contempla a adoção de medidas para mitigar riscos potenciais que constituam causas de deterioração futura, aliadas a um processo de documentação frequente. As relações entre teoria, técnica e prática nas ações de conservação preventiva, avaliando o desenvolvimento do tema no campo da preservação do patrimônio edificado.

15h

FAT717

Metodologia do projeto de restauro e legislação

Docente: Rosina Trevisan M. Ribeiro



Discussão teórico-prática sobre restauração, intervenção e revitalização, e sua aplicabilidade no projeto. O projeto de arquitetura e de restauração, sua finalidade, diferenças e interfaces.

15h

FAP729

Métodos participativos em projeto

Docente: Paulo Afonso Rheingantz



Processos de design participativo. Critérios para produção de interfaces colaborativas. Construção de simulações de ambientes virtuais através de um processo participativo aplicável ao design da interface usuário-computador.

15h

FAR705

Modelagem e técnicas de representação

Docente: Maria Angela Dias



A introdução do CAD/BIM nas metodologias de trabalho e seus reflexos. Aplicações da computação gráfica e utilização de CAD/BIM no desenvolvimento de projetos de arquitetura. Modelagem digital nas etapas do processo do projeto. Atributos geométricos da forma dos lugares.

15h

FAH732

Pesquisa e diagnóstico

Docente: Cláudia Nóbrega



Referências teórico-metodológicas para a investigação e a avaliação do bem cultural. Técnicas e métodos de levantamentos arquitetônicos, pesquisa histórica, arqueológica, etc. Conceitos e aplicações no projeto de restauro. Importância do diagnóstico para o projeto final.

15h

FAP730

Práticas e técnicas aplicáveis a programas arquitetônicos

Docente: Mauro Santos



Desenvolvimento e aplicação de princípios e metodologias de projeto arquitetônico aplicáveis a programas arquitetônicos específicos.

15h

FAH737

Preservação da arquitetura moderna

Docente: Cláudia Carvalho



Autenticidade, materialidade e significância do projeto contemplando aspectos teóricos e problemas técnicos, com vistas a fomentar uma reflexão sobre a forma de intervir. Apresentação de ações da preservação da arquitetura moderna no Brasil, e o panorama internacional.

15h

FAT725

Preservação do patrimônio cultural no Rio de Janeiro

Docente: Cláudio Antônio



A formação dos órgãos de patrimônio cultural da Cidade do Rio de Janeiro, a partir de 1975 até os dias atuais. Principais instrumentos de proteção existentes e suas aplicações. Mecanismos de incentivo à conservação do patrimônio cultural protegido da cidade.

15h

FAP731

Projeto e gestão do patrimônio

Docente: Ceça Guimaraens



Estudo dos processos de projeto e administração de espaços urbanos e arquitetônicos preservados. Princípios gerais de restauração de bens culturais. Sociedade, cultura e bem cultural. A natureza e o homem face à problemática da preservação dos bens culturais.

15h

FAT719

Sistemas construtivos

Docente: Marcos Silvoso



Conceito. Histórico. Elementos construtivos dos edifícios: elementos estruturais, vedações, aberturas, blocos funcionais, sistemas prediais. Processos construtivos artesanais, convencionais, racionalizados e industrializados.

15h

FAT720

Sustentabilidade e patrimônio

Docente: Cláudia Barroso-Krause e Virginia Vasconcellos



Conceitos. Subáreas didáticas e aplicação. Necessidades humanas segundo critérios de estudo. Interferência do homem no meio ambiente e sua degradação Uso eficiente do meio ambiente e as relações com o projeto.

15h

FAH733

Teoria e História aplicadas ao patrimônio

Docente: Gustavo Rocha-Peixoto



Análise da história da arte e da arquitetura. Conceitos de teoria da história aplicados à arte e à arquitetura. Historiografia da arquitetura no Brasil. Aplicação no projeto de restauro.

15h

FAH734

Tópicos em Projeto e Patrimônio

Disciplina de conteúdo variável, cujos programas serão voltados à necessidade das Linhas de Pesquisa do curso.

15h

FAH735

Seminário em Projeto e Patrimônio

Disciplina de conteúdo variável, cujos programas serão voltados às necessidades das Linhas de Pesquisa do curso.

15h

Disciplina sem carga horária

Cód.

Nome

Ementa

Carga horária

FAT723

Pesquisa em dissertação MP

Pesquisa em arquitetura e a dissertação de mestrado. Elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Formatação, redação e organização. Normas da ABNT.

0h


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal