Universidade federal do rio grande do sul



Baixar 23.53 Kb.
Encontro20.07.2016
Tamanho23.53 Kb.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

ESCOLA DE ENGENHARIA E INSTITUTO DE INFOMÁTICA

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

Felipe Augusto Chies

Cartão: 00173501

Resolução do teste aplicado dia 19 de maio de 2008

Prof. Dr. Altamiro Amadeu Susin

Porto Alegre, 02 de junho de 2008

Resolução do Teste


  1. Comente a frase abaixo:

- O trânsito tornou-se um problema muito grave e necessita de um tratamento educacional, sócio-econômico e técnico-científico para que se preserve a qualidade de vida.

R.: Dos diversos problemas ocasionados pelo mau fluxo de veículos e freqüentes congestionamentos nas principais metrópoles destaca-se a redução da qualidade de vida. Horas desperdiçadas no trânsito, além de desperdício de mão-de-obra, representam poluição e stress, afetando a qualidade de vida e a saúde dos motoristas. Para diminuir esse problema social deve-se educar e conscientizar a população para que esta encontre novas alternativas não apenas de beneficio próprio, mas também social como a utilização de transportes coletivos ou até simples ações como caronas a locais de trabalho. Com isso, além da diminuição do trafego, reduzir-se-ia o custo de locomoção agradando a toda sociedade. Porém, além desse método pode-se aplicar o conhecimento técnico - cientifico para buscar outros caminhos que auxiliem na resolução do problema, como exemplo a evolução dos meios coletivos – metros, a implementação de tarifas, entre outros.




  1. As aulas de laboratório são importantes para o aluno de Engenharia porque desenvolvem a sensibilidade aos parâmetros de engenharia, fixam os conceitos, familiarizam com o uso da instrumentação, desenvolvem a capacidade criativa, ... Continue citando outros benefícios das aulas de laboratório.

R.: Como outros benefícios das aulas de laboratório destacam-se:



  • A contribuição para o desenvolvimento do estudante na aplicação dos princípios básicos teóricos para a solução de problemas;

  • O desenvolvimento do o espírito crítico na interpretação e avaliação dos resultados experimentais;

  • O desenvolvimento de habilidades para a execução de relatórios técnicos, bem como a apresentação de resultados através de gráficos, tabelas e equações;

  • O auxílio a tirar conclusões, a partir de resultados experimentais;

  • A contribuição para a familiarização de manuais e normais técnicas de engenharia;

  • O desenvolvimento do espírito de trabalho em grupo.

  1. O que é pesquisa científica? O que é pesquisa tecnológica? Ao responder faça aparecer a(s) diferença(s) e a(s) semelhança(s).

R.: A ciência procura descobrir leis e aplicações que possam desvendar os fenômenos da natureza. A tecnologia, através dos conhecimentos disponíveis, especialmente dos científicos, procura obter instrumentos, processos e sistemas e planejar linhas de ação que tenham valor pratico.

A ciência se dirige aos pares que a julgam e que, chegando a um consenso, a transformam em verdade. A tecnologia se dirige a clientes – pessoas físicas, empresas ou à própria comunidade cientifica -, e a sua verdade consiste nas viabilidades técnica e econômica de estudo.

Os problemas científicos são cognitivos, enquanto os tecnológicos são eminentemente práticos.

Assim, pode-se dizer que as pesquisas cientifica e tecnológica se diferenciam basicamente pelas suas finalidades. Não se pode afirmar que uma pesquisa cientifica seja mais de caráter teórico e a tecnológica mais experimental. Existem pesquisas tecnológicas que durante o seu desenvolvimento não saem do papel ou do computador.


  1. Para executar uma pesquisa é necessário seguir um método. Entre as fases de um método temos: revisão bibliográfica, observação, hipótese, experimentação... Cite outras etapas.

R.: Entre as outras etapas podemos destacar: a indução, a dedução, a análise, a síntese e a teoria.




  1. O que é teoria? Faz sentido elaborar uma teoria como resultado de uma investigação experimental?

R.: Teoria é um conjunto de princípios fundamentais que procura explicar, elucidar, interpretar ou unificar um dado domínio de fenômenos ou de conhecimentos. Estabelecer uma teoria implica necessariamente formular hipóteses dos fenômenos analisados. Assim, uma teoria só passa a fazer parte dos conhecimentos aceitos quando for comprovada a sua sustentação, de forma direta ou indireta.

Faz sentido a partir de a investigação experimental elaborar teorias, pois partindo de experimentos pode-se chegar a conclusões que quando comprovadas verdadeiras formam novas teorias.


  1. Na figura 1 é apresentado a circuito visto em aula, que é utilizado em conversão analógico-digital. Complete a malha à esquerda de Re com o menor número de elementos que você conseguir, utilizando ou não resistores Rf, para obter uma resistência equivalente à da direita de Re (composta por Ra, Rb, Rc e Rd). Onde aparece k, leia kohm.

R.: Utilizando Rf: Resistência = 4k;

Sem Rf: Resistência = 8 k.


  1. Na figura 1, suponha que não exista Rf. Teremos um circuito composto de uma Bateria e cinco resistores Ra, Rb, Rc, Rd e Re. Calcule a corrente que passa por cada um dos resistores. Para saber o valor da tensão da bateria some os dígitos de seu cartão e tome o resto da divisão desta soma por cinco. Some cinco a este resto e o resultado será o valor da tensão.

R.: Utilizando tensão = 7V. Corrente em:

Ra = 0,007 A;

Rb = 0,007 A;

Rc = 0,007 A;

Rd = 0,014 A;

Re = 0,014 A.


  1. O Projeto é a essência da Engenharia. Comente.

R.: O engenheiro soluciona seus problemas projetando. É com o projeto que o engenheiro aplica de formas mais significativas os seus conhecimentos técnicos e científicos.

Projetando aplica-se mais que apenas conhecimentos formais. Usa-se experiências e bom senso e, principalmente, dá-se vazão à imaginação criadora na busca de algo novo. Por isso pode-se afirmar que o projeto é a essência da engenharia.


  1. Na história da Engenharia Elétrica, algumas descobertas fizeram a diferença, a ponto de servirem de referência para marcar uma nova fase. Fale de uma destas descobertas e diga por que você acha que é tão importante. Você pode discordar. Justifique, igualmente.

R.: Uma descoberta muito importante foi a dos transistores de pontas. A partir destes deram inicio a evolução dos transistores, surgimento da microeletrônica e o avanço da engenharia elétrica, com essa descoberta entrando na era moderna. Considero muito importante, pois foi graças a essa descoberta que a partir da eletrônica surgiu a microeletrônica e com ela avançamos e continuamos avançando até os dias de hoje podendo produzir graças a muitos avanços objetos já considerados indispensáveis na vida de muitas pessoas desde microcontroladores até supercomputadores.




  1. As fases da lua (quarto crescente e quarto minguante) permitem deduzir que a Terra é redonda? Um eclipse da lua acontece em qualquer fase da lua? Só pode acontecer na fase ______________ ? O eclipse do sol, mesmo total, só é visível em parte da Terra porque a lua é menor do que a Terra?

R.: Sim. Não. Cheia. Sim


*Obs: As respostas das questões podem não estar corretas, pois foram resolvidas por um aluno com conhecimento ainda muito limitado, porém que se dedicou a resolvê-las e acredita poder auxiliar a turma com as respostas das mesmas.



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal