Universidade Internacional da Paz Campus São Paulo Capital a humanidade quer paz



Baixar 29.45 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho29.45 Kb.

Universidade Internacional da Paz - Campus São Paulo - Capital



A humanidade quer paz
Sugestões para pais e educadores
Educadores, pais e cidadãos de todo o mundo, estão convidados a se unirem a uma forte rede de solidariedade, na construção conjunta de uma Cultura de Paz.

Todos podem participar, mesmo com um simples gesto. Pois a Paz é para todos, é construção de todos.

A humanidade passa, atualmente, por um momento de grande sofrimento. Os efeitos materiais e psicológicos de uma guerra reverberam em todo o planeta, continuam ao longo das gerações e podem perpetuar, no decorrer do tempo, o abominável ciclo da violência. Precisamos, de maneira cada vez mais urgente, nos engajar na construção coletiva da Paz.

Participe e divulgue as quatro ações práticas abaixo sugeridas. Podem ser desenvolvidas nas escolas ou nos lares e envolver, de maneira especial, os jovens e as crianças à nossa volta. Estes, neste momento difícil, necessitam de apoio e de uma carinhosa atenção.

O MANIFESTO 2000 da UNESCO

- Década da Cultura de Paz para as Crianças e Jovens do Mundo

Sugestão: Ler, estudar e divulgar este importante documento. Pode-se também conseguir mais informações e assinar o Manifesto pelo site da UNESCO (www.unesco.org.br)

Reconhecendo minha parte de responsabilidade ante o futuro da humanidade, especialmente com as crianças de hoje e de amanhã, eu me comprometo em minha vida cotidiana, no meu trabalho, na minha família, na minha comunidade, no meu país e na minha região a:



1. "RESPEITAR A VIDA." Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminar nem prejudicar;

2. "REJEITAR A VIOLÊNCIA". Praticar a não-violência ativa, repelindo a violência em todas as suas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular ante os mais fracos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes;

3. "SER GENEROSO." Compartilhar o meu tempo e meus recursos materiais, cultivando a generosidade, a fim de terminar com a exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica;

4. "OUVIR PARA COMPREENDER." Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem à maledicência e o rechaço ao próximo;

5. “PRESERVAR O PLANETA." Promover um consumo responsável e um modelo de desenvolvimento que tenha em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta;

6. "REDESCOBRIR A SOLIDARIEDADE." Contribuir para o desenvolvimento de minha comunidade, propiciando a plena participação das mulheres e o respeito dos princípios democráticos, com o fim de criar novas formas de solidariedade.

(Fonte: www.unesco.org.br )

A BANDEIRA DA PAZ

Sugestão: Construir coletivamente esta bandeira. Pode ser exposta na fachada de escolas, residências, pontos turísticos de sua cidades ou em locais públicos.

Material necessário: Muitos retalhos de tecido branco (de preferência 20x20 cm) e tinta para tecido de várias cores. Linha e agulha para costura, ou cola para tecido.

Instruções:

Atividade, para ser realizada em grupo. Cada participante, escolhe um retalho de tecido e, em silêncio, ou com uma música suave, visualiza a Paz. Cada um fará seu desenho colorido sobre a Paz. Deixar secar. Os retalhos serão costurados ou colados com cola de tecido. Alguns retalhos serão deixados em branco, onde se escreverá, de maneira legível, com tinta azul ou verde: A HUMANIDADE QUER PAZ.

(Fonte: Atividade desenvolvida por Wanda Canto – Brahma Kumaris)

FITAS E LAÇOS DA PAZ

Sugestão: Usar um laço branco na lapela, ou uma fita branca no braço.

Qualquer pessoa pode participar, seja na escola, em casa, ou no ambiente de trabalho. Ao encontrar com alguém com um mesmo laço ou fita, repita em silêncio, ou em voz alta: A HUMANIDADE QUER PAZ. Camisetas também podem ser confeccionadas com estes dizeres.



SEMENTES DE PAZ

Sugestão: Copiar e distribuir. Ler, estudar, expor e refletir sobre as Orações pela Paz Mundial, das Nações Unidas, 1986.

As sementes de paz representam as doze orações pela paz feitas em Assisi, Itália, no dia da Oração pela Paz Mundial durante o Ano Internacional da Paz das Nações Unidas, 1986. A distribuição das Sementes de Paz é um projeto para servir o mundo. As orações pertencem à humanidade ..

Como a abelha que colhe o mel de diversas flores, a pessoa sábia aceita a essência das diversas escrituras e vê somente o bem em todas as religiões.”

Mahatma Gandhi



1) Oração Hindu pela Paz

Ó Deus, leva-nos do irreal para o real. Ó Deus, leva-nos da escuridão para a luz. Ó Deus, leva-nos da morte para a imortalidade. Shanti, Shanti, Shanti a todos. Ó Senhor Deus Todo Poderoso, que haja paz nas regiões celestiais. Que haja paz sobre a terra. Que as águas sejam apacentadoras. Que as ervas sejam nutritivas, e que as árvores e plantas tragam paz a todos. Que todos os seres benéficos tragam-nos a paz. Que a Lei dos Vedas propague a paz por todo o mundo. Que todas as coisas sejam fonte de paz para nós. E que a Vossa paz possa trazer a paz a todos, e a mim também.



2) Oração Budista pela Paz

Que todos os seres, de todos os lugares, afligidos por sofrimentos do corpo e da mente sejam logo libertados de suas enfermidades. Que os temerosos deixem de ter medo e os agrilhoados sejam libertos. Que o impotente encontre força, e que os povos desejem a amizade uns dos outros. Que aqueles que se encontram no ermo sem caminhos e amedrontador - as crianças, os velhos e os desprotegidos – sejam guiados por entes celestiais benéficos, e que rapidamente atinjam a condição de Buda.



3) Oração Jainista pela Paz

A Paz e o Amor Universal são a essência do Evangelho pregado por todos os Seres Iluminados. O Senhor disse que a equanimidade é o Dharma. Perdôo a todas as criaturas e que todas as criaturas me perdoem. Por todos tenho amizade e por nenhuma criatura inimizade. Saiba que a violência é a causa raiz de todas as misérias do mundo. A violência é de fato o nó que aprisiona. “Não ofenda nenhum ser vivo”. Este é o caminho eterno, perene e inalterável da vida espiritual. Por mais poderosa que seja uma arma, ela sempre pode ser sobrepujada por outra; mas nenhuma arma pode ser superior à não-violência e ao amor.



4) Oração Maometana pela Paz

Em nome de Allah, o benéfico, o misericordioso. Graças ao Senhor do Universo que nos criou e distribuiu em tribos e nações, que possamos nos conhecer, sem desprezarmo-nos uns aos outros. Se o inimigo se inclina para paz, inclina-te você também para a paz, e confia em Deus, pois o Senhor é aquele que ouve e conhece todas as coisas. E entre os servos de Deus, Cheios de Graça são aqueles que andam sobre a Terra em humildade, e quando dirigimo-nos a eles dizemos “PAZ”.



5) Oração Sikh pela Paz

“Deus nos julga segundo nossas ações, não de acordo com o traje que nos cobre: a verdade está acima de tudo, mas ainda mais alto está o viver em verdade. Saibam que atingimos a Deus quando amamos, e a única vitória que perdura é aquela que não deixa nenhum derrotado.”



6) Oração Bahai’ pela Paz

Seja generoso na prosperidade e grato na adversidade. Seja justo ao julgar e comedido ao falar. Seja uma luz para aqueles que caminham na escuridão, e um lar para o forasteiro. Seja os olhos para o cego e um guia para os errantes. Seja um sopro de vida para o corpo da humanidade, orvalho para o solo do coração dos homens, e seja a fruta da árvore da humildade.



7) Oração Shintoísta pela Paz

Embora as pessoas que vivem do outro lado do oceano que nos rodeia, eu creio, sejam todas nossos irmãos e irmãs, porque há sempre tribulação neste mundo? Porque os ventos e as ondas se levantam no oceano que nos circunda? Desejo de todo coração que o vento logo leve embora todas as nuvens que pairam sobre os picos das montanhas.



8) Oração dos Nativos Africanos pela Paz

Deus Todo Poderoso, Grande Polegar que ata todos os nós, Trovão que Ruge e parte as grandes árvores; Senhor que tudo vê lá de cima, que vê até as pegadas do antílope nas rochas aqui na Terra, Vós sois aquele que não hesita em responder a nosso chamado. Vós sois a pedra angular da Paz.



9) Oração dos Nativos Americanos pela Paz

Ó Grande Espírito de nossos Ancestrais, elevo meu cachimbo a Ti. Aos teus mensageiros, os quatro ventos, e à Mãe Terra que alimenta seus filhos. Dê-nos a sabedoria para ensinar nossos filhos a amarem, respeitarem e serem gentis uns com os outros, para que possam crescer com idéias de paz. Que possamos aprender a partilhar as coisas boas que nos ofereces aqui na Terra.



10) Oração Parse pela Paz

Oramos a Deus para erradicar toda a miséria do mundo: que a compreensão triunfe sobre a ignorância, que a generosidade triunfe sobre a indiferença, que a confiança triunfe sobre o desprezo, e que a verdade triunfe sobre a falsidade.



11) Oração Judaica pela Paz

Vamos subir a montanha do Senhor, para que possamos trilhar os caminhos do Mais Alto. Vamos forjar arados de nossas espadas, e ganchos de poda com nossas lanças. Uma nação não levantará a espada contra outra nação – nem aprenderão a guerra novamente. E ninguém mais sentirá medo, pois isto falou o Senhor das Hostes.



12) Oração Cristã pela Paz

Benditos são os que fazem a paz, pois eles serão chamados Filhos de Deus. Pois eu lhes digo: ouçam e amem os seus inimigos, façam o bem aos que te odeiam, abençoem aqueles que te maldizem, orem pelos que te humilham. Aos que te batem no rosto, ofereçam a outra face, e aos que te tiram as vestes, ofereçam também a capa. Dá aos que pedem, e aos que tomam teus bens, não os peça de volta. E façam aos outros aquilo que quiserem que os outros façam a vocês.



As sementes da Paz são distribuídas pelas crianças da Live Experience School sob a orientação do The Peace Abbey, Two North Main Street, Sherborn, Massachusetts
(tradução:Tônia Van Aker; revisão técnica: Lia Diskin
Divulgação: Associação Palas Athena – UNIPAZ – São Paulo – capital -


– e-mail: spcapital@unipaz.net – Site: www.unipaz.net - Fones (11) 5535.7857 -- 3885-6782 – 6163.9574




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal