Vestido de menina



Baixar 15.79 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho15.79 Kb.



Editora Peirópolis lança “Vestido de menina”
Lançamento da Editora Peirópolis de autoria de Tatiana Filinto, tece a construção da identidade de uma menina por meio dos fios que compõem seu vestido









FICHA TÉCNICA
Título: Vestido de menina

Autora Tatiana Filinto

Ilustradora: Anna Cunha

Formato: 28,5x15,5 cm

Nº de páginas: 32

ISBN: 978-85-7596-214-5

Preço: 32,00

Com quantos fios se faz uma história? A metáfora reflete os questionamentos da personagem de Vestido de menina, lançamento da Editora Peirópolis, que acontece no dia 27 de agosto, às 15h, na Livraria da Vila, em São Paulo. De autoria de Tatiana Filinto com ilustrações de Anna Cunha, o livro narra de forma poética, delicada e sensível o processo de construção da identidade das crianças e as dúvidas inerentes a este desenvolvimento. Durante o lançamento haverá sessão de autógrafos com a presença da autora e contação de história com Kiara Terra.


Segunda Tatiana, a ideia de escrever a obra surgiu com a seguinte pergunta: o que cada um de nós sabe sobre a trama que nos sustenta? “Foi na tentativa de ampliar essa questão que escrevi Vestido de menina. O movimento inerente ao desenvolvimento emocional das crianças, em que há constantes identificações e discriminações, tenta ser representado por meio de uma sensível metáfora, a da relação da menina com seu vestido”, destaca.
A linguagem poética, breve e metafórica de Tatiana Filinto retrata de forma peculiar e simbólica questões que todas as crianças se fazem em relação à sua própria história e à construção de sua identidade, construída por meio de repertórios de muitas outras histórias de seus antepassados, de seus familiares e de vivências pessoais. Retrata também de forma lúdica os conflitos gerados pela convivência e as dificuldades para se lidar com as diferenças no processo de crescimento e de interação com outras pessoas.

A menina, por exemplo, aprende com a mãe que os fios de seu vestido, antes tão pesados e difíceis de carregar, iriam ajudá-la a viver novas experiências e descobertas. “Esse período do desenvolvimento humano chamado “latência” compreende um momento em que as crianças estão mais curiosas acerca da organização familiar e suas origens”, ressalta a autora.


Para dar ainda mais poesia e beleza à história, coube à ilustradora Anna Cunha a criação do cenário que demonstra as mudanças da menina e de seu vestido por meio de traços delicados e de cores cativantes que compõem as ilustrações ricas em detalhes.

Sobre a autora

Tatiana Filinto nasceu em São Paulo em 1973. Psicóloga e psicanalista, já contou, leu e inventou muitas histórias para crianças e adultos em livrarias, grupos de formação de educadores e salas de educação infantil. Hoje mais escuta do que conta, mas continua escrevendo textos retirados do que percebe do mundo.


Sobre a ilustradora

Anna Cunha nasceu em Belo Horizonte em 1985, onde se graduou em Artes Plásticas. Passou os últimos anos entre os escritórios de design gráfico, a oficina tipográfica do Museu Gutemberg na Alemanha e a editora alemã Hermann Schmidt Verlag. Atualmente, cursa pós-graduação em ilustração em Barcelona, e dedica-se a projetos de ilustração e design, além de invenções próprias.


Sobre a Editora Peirópolis:

Criada em 1994, a Editora Peirópolis tem como missão contribuir para a construção de um mundo mais solidário, justo e harmônico, publicando literatura que ofereça novas perspectivas para a compreensão do ser humano e do seu papel no planeta. Suas linhas editoriais oferecem formas renovadas de trabalhar temas como ética, cidadania, pluralidade cultural, desenvolvimento social, ecologia e meio ambiente por meio de uma visão transdisciplinar e integrada. Além disso, é pioneira em coleções dedicadas à literatura indígena, à mitologia africana e ao folclore brasileiro. A editora está afinada com os propósitos do terceiro setor, participando ativamente do crescente movimento de sua profissionalização. Para saber mais sobre a Editora Peirópolis, acesse www.editorapeiropolis.com.br.


SERVIÇO: Lançamento do livro Vestido de Menina, com sessão de autógrafos com a autora Tatiana Filinto e contação de história com Kiara Terra.

Quando: 27 de agosto

Horário: às 15h.

Local: Livraria da Vila

Endereço: R. Fradique Coutinho, 915 – V. Madalena

Tel: (11) 3814-5811
Informações para a imprensa:

COMMUNICA BRASIL PABX: (11) 3868-0300

Andrea Funk – andrea@communicabrasil.com.br

Samantha Oliveira – samantha@communicabrasil.com.br

Kelle Momesso – kelle@communicabrasil.com.br



www.communicabrasil.com.br



Rua Girassol, 128 • Vila Madalena • São Paulo • SP • CEP: 05433-000



Tel. 55 11 3816-0699 • Fax 55 11 3816-6718 • www.editorapeiropolis.com.br


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal