Voz da ermida do padre pio



Baixar 21.81 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho21.81 Kb.
Junho 2008 VOZ DA ERMIDA DO PADRE PIO Ano V Número 6

Quarta Colônia, Faxinal do Soturno – E-mail: Solcas@verizon.net



REZE TENHA CONFIANÇA E NÃO SE PREOCUPE (Padre Pio)


É HORA DE AGRADECER: Ao Sagrado Coração de Jesus! Por nosso amor e para cada um de nós, a Palavra se fez carne; se fez a Verdade, o Caminho e a Vida. Ao morrer na Cruz, seu exemplo, tornou-se a medida máxima do AMOR. E por isso também o ponto de partida para chegarmos ao AMOR, feito EUCARISTIA. Padre Pio, por graça especial, compreendeu o Coração de Jesus; viveu o Sacrifício da Santa Missa; suas ações de graças eram um diálogo íntimo, de coração a coração, com Jesus. No dia 24 de abril último, em San Giovanni Rotondo, durante as cerimônias da exposição e veneração pública dos restos mortais do Padre Pio, o Cardeal José Saraiva Martins, acompanhado de 250 sacerdotes concelebrantes e de 26 bispos, em sua homilia, descreveu São Pio como figura exemplar de homem, de cristão e de sacerdote; o santo dos povos! Sobre este monte transformado em novo Calvário desde o momento em que Jesus lhe transmitiu os sinais externos da sua paixão e, sobre tudo, o seu próprio amor apaixonado pela humanidade, jaz agora seu corpo. Padre Pio, apóstolo do nosso tempo, que viveu em plena união com Jesus Crucificado (...) vive agora na comunhão definitiva com o Ressuscitado. O corpo de São Pio de Pietrelcina é uma insigne relíquia que faz o coração tremer. No hino ao Padre Pio encontram-se palavras como: Imagem de Cristo ... marcado com seu sangue, efígie da cruz no corpo da Igreja. Sagrado Coração de Jesus, revelai-nos vosso amor e, a exemplo de São Pio, permiti-nos viver uma perfeita vida cristã.
O PAPA FALOU: (aos jovens): “Cristo os torna dignos de sua confiança e deseja que possam realizar seus anseios mais nobres e mais elevados de uma felicidade autêntica. Felicidade é, antes de tudo, um dom de Deus, que se recebe trilhando os caminhos imprevisíveis da sua vontade. Esses caminhos podem ser exigentes, mas são igualmente fonte de alegria profunda”. “Nosso ‘sim’ a Deus faz brotar em nós a fonte da verdadeira felicidade e liberta o nosso eu de tudo o que a bloqueia.... Faz a pobreza da nossa vida penetrar na riqueza e na força do projeto de Deus, sem no entanto suprimir a nossa liberdade nem a nossa responsabilidade. Ela abre o nosso pequeno coração às dimensões da caridade divina, que são universais. Conforma nossa vida com a própria vida de Cristo, na qual entramos a participar no Batismo”.
A IGREJA ENSINA: “...a grande maioria da população brasileira é contrária ao aborto e favorável à proteção e à defesa da vida. Apesar disso, há uma arrogância, como se a dona da verdade fosse essa minoria que, de qualquer jeito, quer uma brecha para ver aprovado o que interessa a ela. Lança mão de todos os recursos possíveis, inclusive com uma certa prepotência. Não tem o menor espaço a visão do aborto, porque essa faz parte daquela outra parte da nação que pensa em destruir mais, como se uma força de destruição fosse indispensável para um futuro melhor”. (Dom João Carlos Petrini, bispo auxiliar de Salvador/Bahia)
TESTEMUNHOS: “Padre Pio, no distante ano de 1943, rezou para que os nazistas não capturassem o Papa Pio XII – declarou o então prefeito Francesco Morcaldi: (...) Fui correndo – escreveu em suas memórias –. Encontrei o Padre Pio sentado junto à cama do Pe. Bernardo Masone de Pietrelcina, gravemente enfermo, no quartinho ao lado da capela. Comuniquei-lhe que as tropas alemães tinham ocupado Roma, invadindo a praça e as escadarias de São Pedro. Padre Pio ficou fortemente comovido até as lágrimas; logo se despediu do doente e foi ao coro da igreja. Ali o encontrei um tempo depois, quando fui me despedir. Estava ajoelhado, absorto em oração, a cabeça entre as mãos. Esperei... Por fim não podendo me demorar mais, aproximei-me; ao levantar o rosto, vi sua expressão angustiada e regada de lágrimas. Saudei-o, e ele me estendeu a mão, que beijei respeitosamente; notei que tremia como uma folha. Ao notar minha emoção por vê-lo assim, carinhosamente me disse: “Ciccillo (gordinho), o Papa se salvará”. Só em 1972 a notícia veio à luz, quando o jornal “!La Domenica Del Corriere” publicou uma entrevista com o ex-general Karl Wolff, comandante da SS na Itália, durante a guerra, na qual declarava: “Sou eu o homem que devia seqüestrar o Papa, logo depois de 8 de setembro de 1943. Hitler me convocou na ‘toca da raposa’, para me comunicar: ‘Ordeno-lhe que ocupe o Vaticano e tome conta de seus arquivos e seus tesouros, e leve para o Norte Pio XII e a Cúria’. Em dezembro, felizmente, consegui convencer Hitler a desistir do plano”. O sinistro projeto ficou por muitos anos guardado na memória de apenas três pessoas: o Führer, Wolff e Himmler. *** Padre Pio soube que o Papa corria perigo e, depois de muitas preces e lágrimas, soube também que seria salvo. (Stefano De Bonis)
E-MAILS E COMENTÁRIOS:

Fomos à Ermida, pois meu sogro queria agradecer ao Padre Pio. Nossa, como tinha gente! Rezamos o terço e viemos embora; o dia estava muito lindo!”

Como vai o Rodrigo? Ele continua na lista das pessoas pelas quais rezo. E o livro "Teologia do Corpo" já está pronto? Pode até suscitar questionamentos, mas se parte de João Paulo II só pode ser coisa boa, e por que não poderá mudar a mentalidade de muitos? Como tu sabes, o próprio título é tabu. Sempre se pregou que o corpo, mais precisamente o sexo, era mau. Então, dentro desta filosofia, não podemos exigir muito de imediato. Creio que ‘meu’ grupo vá incluir a tua tradução em sua lista. Nossas preces e pedidos ao Padre Pio e aos nossos santos, sempre em alta”.

Domingo, dia 11, houve Missa na Ermida, sim. Dia lindo, freqüência boa, umas 80 pessoas. Reza fervorosa como de costume. Era o dia das MÃES, o que, em razão das visitas, segura o pessoal em casa. Pode-se dizer que foi ótima a participação. Entre peregrinos novos, um possível miraculado. Está fazendo tratamento para cura de câncer e sente que vai melhorando. Depende ainda de comprovações finais. *** O Pio Rocha, Patriarca lá do Cerro Comprido e encarregado da coleta na Missa, se fez presente (na anterior, em razão da fraqueza, não conseguiu participar). Quase não consegue andar nem comunicar-se. *** Falando em doentes, a Dona Matilde Refatti, mãe da Cleci, também está entregue. A Cleci a levava sempre à Ermida e ela ficava feliz – tem mais de 90 anos. O Padre Bernardino leva-lhe a comunhão em casa todos os domingos. É uma santa pessoa”.

Cláudio, fui à Missa na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, aqui em Santa Maria, e o pároco anunciou para amanhã à tarde outra celebração, com a imagem de São Pio de Pietrelcina, como fazem todos os dias 23”.

Dia 25 de maio celebrou-se devidamente o aniversário do PADRE PIO, 121 anos de seu nascimento. A RBS TV, ramal da Globo, que tem uma torre perto da Ermida, comprometeu-se a fazer propaganda do PADRE PIO, duas vezes por ano (maio 25 e outubro, por ocasião da Festa na Ermida). Agradecemos a propaganda na TV. Ermida repleta, transbordante; umas 150 pessoas dentro e um grupo lá fora. Muito fervor! Pe. Bernardino presidiu o Terço e a Missa. Pe. Ládio tomou conta dos cantos e leituras, Pe. Genésio ficou com a proclamação do Evangelho. Leoveral, com 28 (7 novos). Havia também peregrinos de Ivorá, Alegrete, Restinga Seca, ... novos. O coral de Faxinal, presente quase em peso. No fim da Missa, Dona Cyria, após os parabéns de Aniversário do Padre Pio, distribuiu um balaio de bombons. Desta vez, não quis levar bolo, com medo de que Padre Pio descesse da parede para apanhar um pedaço também. De manhã, Pe. Bernardino levara a comunhão a dona Matilde, em casa. Feliz, devota, uma santa mulher. Havia outros doentes e também quase-doentes. São Pio por certo atende a todos, dentro dos planos de Deus. Uma senhora curada de câncer atribui a graça ao Padre Pio; vai escrever a história dessa cura. Percebe-se que Padre Pio na Ermida tem uma respeitável freguesia... mas atende com disposição e alegria a todos”.


ENTRE ENTUSIASMO E POLÊMICAS. Os restos mortais do Padre Pio causaram sensação ao serem apresentados em público, no dia 24 de abril, 2008, em San Giovanni Rotondo. Quase 800.000 devotos se haviam inscrito com antecedência para vê-los. Por outro lado, houve os que aproveitaram a ocasião para fazer barulho, taxando os fiéis de fanáticos e menosprezando as devoções populares. Lembraram o livro de Sérgio Luzzatto, que levantou suspeitas sobre a veracidade dos estigmas do Padre Pio. Pois bem, as acusações dele foram desmascaradas por Sérgio Gaeta e Andrea Tornielli num volume intitulado: “Padre Pio, o último suspeito”. Para poder compreender as razões que estão na base desse debate e descobrir o porquê de tantas polêmicas em relação a São Pio de Pietrelcina, leiam em (www.saopio.com.br) a entrevista dada à ZENIT por Andre Tornielli
ENTRE ASPAS Se a palavra MONGE não tem mais importância é porque esquecemos seu papel decisivo no desenvolvimento da Civilização Ocidental. Só no campo religioso, os Beneditinos, até no começo do século 14, já tinham dado à Igreja 24 papas, 200 cardeais, 7.000 arcebispos, 15.000 bispos e 1.500 santos canonizados. No período mais brilhante de sua história, contavam com 37.000 mosteiros. Em toda parte, com seus ensinamentos e experiências, ajudaram a melhorar o cultivo das terras, aumentaram as colheitas, aperfeiçoaram as raças dos animais, a salubridade e a distribuição das águas e a desenvolver indústrias. No século XI, o monge Eilmer chegou a voar mais de 180 m num planador. Séculos mais tarde, Pe. Francesco Lana-Terzi, jesuíta, que por seu interesse e seu livro Prodomo alla Arte Maestra (1670), sobre a geometria e a física de uma aeronave, recebeu o título de pai da aviação. Na área da “caridade”, os monges davam acolhida aos forasteiros de todas as classes. Sempre amaram a palavra escrita; não fossem eles, não sei o que seria das obras do mundo clássico e dos escritos dos Santos Padres da Igreja. Não devemos a eles também a preservação da Bíblia? Os monges–educadores davam também instruções sobre medicina, pintura, arte de gravar, etc. Por que então, em pleno 2001, ainda se fazem declarações do tipo: O estabelecimento da era cristã romanizada marcou o começo da Idade Média, o período da história ocidental em que as luzes se apagaram para a aprendizagem, e a superstição substituiu o conhecimento? Ela durou – continuamaté que o poder da Igreja romana foi enfraquecido pela reforma protestante. Hoje, felizmente, nenhum historiador profissional continua ainda acreditando nesses boatos falsos. Pelo contrário, cresce mais e mais o número dos que reconhecem que os monges, com suas escolas e ensinamentos, não só preservaram a aptidão literária, mas também assentaram as bases das futuras universidades”.

VOCE DI PADRE PIO:

Pela primeira vez depois de anos. “Acometida por grave doença, com perigo de ficar inválida, fui hospitalizada repetidas vezes, e por fim passava meus dias em cadeira de rodas; contudo minha esperança nunca morreu. Em 16/06/2002, quando João Paulo II inscreveu o Padre Pio no livro dos santos da Igreja, pedi que me levassem à sala comum da clínica em que estava internada, para assistir à cerimônia pela televisão. Comovida até as lágrimas, apenas apareceu no vídeo a imagem do novo Santo, mentalmente gritei: Socorro, Padre Pio, preciso muito de sua ajuda! No fim da transmissão voltei ao quarto. Ao me agarrar na cama, senti-me forte e, pela primeira vez depois de anos, consegui pôr-me de pé sozinha. Neste dia começou o ‘milagre’ de minha cura completa. Estou convencida que foi por obra do Santo de Pietrelcina, ao qual ainda agradeço”. (Maria Como).
OPINIÕES: “ ...o problema mais grave parece ser a ruptura familiar. Na Europa nos últimos 15 anos ele afetou mais de 21 milhões de crianças. Um dado dramático, porque há evidências científicas de sobra para afirmar que a família é o ambiente mais adequado para o desenvolvimento de uma criança. Todas as políticas familiares, portanto, deveriam ter como primeiro objetivo o fortalecimento da instituição do matrimônio. Outro problema é a estrutura das Nações Unidas e das instituições européias. Uma série de minorias muito ideologizadas e muito sectárias está exercendo uma enorme influência nas resoluções que saem do Parlamento Europeu, do Conselho da Europa e das Nações Unidas. Essas minorias não refletem em absoluto o sentir das pessoas em geral, e suas idéias são muito contrárias à família. Consideram, entre outras coisas, que a família é uma mácula social, pois impede a plena realização da mulher”
LIÇÕES DA VIDA: Esse jovem mergulhador era ateu. Sempre que podia, praticava seus saltos na piscina olímpica. De religião sabia o que ouvira falando com um amigo católico. Não ia a nenhuma igreja. Certa noite, quis praticar na piscina interna da Universidade. As luzes estavam apagadas, mas achou que o clarão do luar penetrando pelas clarabóias enormes, era suficiente. Subiu ao trampolim mais alto, deu as costas à piscina e, bem na beirinha da prancha, abriu os braços. A sombra de seu corpo era uma cruz legítima. Ao vê-la, o rapaz sentiu algo estranho; pareceu-lhe ouvir alguém lhe falando. Comovido, em vez de saltar, ajoelhou-se e chegou a pedir a Jesus que tomasse conta de sua vida. Nem bem se levantara, o zelador do edifício entrou e acendeu as luzes. Por motivo de consertos, A PISCINA ENCONTRAVA-SE VAZIA!





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal