Wallas fabricio miranda costa



Baixar 27.35 Kb.
Encontro03.11.2019
Tamanho27.35 Kb.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA – UNIR CÂMPUS PROFESSOR FRANCISCO GOLÇALVES QUILES

DEPARTAMENTO ACADEMICO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
WALLAS FABRICIO MIRANDA COSTA

O QUE É MARKETING

Cacoal/RO

2019


WALLAS FABRICIO MIRANDA COSTA

O QUE É MARKETING

Trabalho apresentado à disciplina de Marketing da graduação em Administração, da Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR, como requisito parcial para obtenção de nota semestral. Orientador: Prof. Claudinei da Rosa.

Cacoal/RO

2019

SUMÁRIO


1

INTRODUÇÃO 4

2.O QUE É MARKETING DIGITAL 5

2.1.Vantagens do marketing digital 6

2.2.Estratégias de Marketing Digital 8

2.3.Redes sociais 8

CONSIDERAÇÕES FINAIS. 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS. 10




INTRODUÇÃO

Na última década, sobretudo com a grande evolução das redes sociais como ferramentas de negócios, é cada vez mais visível a utilização do marketing digital por parte das empresas, com o intuito de aumentar sua competitividade e fazer parte do mercado de maneira mais voraz.


Antes de definir o que seria marketing digital, é importante dizer sobre o que é e como se comporta o dito marketing tradicional. De acordo com Kotler e Keller (2010, p. 4), “O marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais”.
Para defini-lo de uma maneira bem simples, podemos dizer que ele „supre as necessidades lucrativamente. Para suprir tais necessidades de lucratividade, o profissional do marketing se utiliza de diversas ferramentas como: pesquisas de opinião, passando por treinamento adequado de funcionários até os grandes canais de comunicação.
Um grande exemplo de onde encontrar uma das faces do marketing é a Times Square, na qual são realizadas dezenas de milhares de anúncios todos os anos, desenvolvidos de forma estratégica pelas empresas do segmento. O mundo dos negócios se aproveita cada vez mais do marketing para vender seus produtos, afetando direta ou indiretamente o cotidiano da sociedade.
  1. O QUE É MARKETING DIGITAL

Marketing Digital é promover produtos ou marcas por meio de mídias digitais. Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada e no momento certo.


Philip Kotler que é considerado o pai do Marketing conceitua marketing como “o processo social por meio do quais pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.
Porém, as maneiras de fazer com que isso aconteça sofrem mudanças quase que diariamente. Por isso, atualmente é impossível falar de marketing e ignorar que a maior parte da população mundial está conectada à internet e faz compras online.
É por isso que o Marketing Digital é a principal forma de fazer e conceituar marketing nos dias de hoje. O termo é usado para resumir todos os seus esforços de marketing no ambiente online.
Usando canais digitais como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email e outros, as empresas tentam solucionar dores e desejos de clientes e potenciais clientes.
Marketing Digital pode ser realizado por pessoas, empresas, universidades, ONGs, associações, igrejas… Assim, também há fatores culturais, psicológicos, geográficos, jurídicos que influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.





    1. Vantagens do marketing digital

Por que o marketing digital deve ser uma prioridade para as empresas e quais os principais benefícios que uma estratégia online pode oferecer? Neste tópico vamos abordar esse assunto.


Você já deve ter percebido o quanto o Digital mudou a maneira de fazer marketing e para melhor, tanto para empresas quanto para consumidores. Existem diversas vantagens que podem representar economia para ambos, além de estreitar as relações entre o público e as marcas.
Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado em relação aos canais tradicionais, sobretudo os canais offline, é a interatividade com o público. O foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra.
As empresas fazem campanhas, publicações e ações e, do outro lado, os consumidores podem interagir, opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento com as marcas, bem como as exigências do público. Assim, é necessário cada vez mais melhorar a maneira de falar com a sua audiência.
Imagine o mundo nos anos 1960, quando o modelo de negócios das agências de marketing e publicidade estava decolando. Neste período, poucas eram os métodos de medir a efetividade das campanhas publicitárias e anúncios veiculados.
Pode-se dizer que, até a chegada da internet, muito dinheiro foi gasto em ações ineficientes! Afinal, se você não consegue medir se um cliente foi convencido pela sua ação de marketing a comprar um produto ou serviço, é difícil dizer se a sua estratégia é efetiva.
No mundo do marketing online, a obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia. Felizmente, hoje, absolutamente tudo deve ter o seu retorno comprovado. Métricas como o Retorno Sobre Investimento (ROI) e Custo de Aquisição de Clientes (CAC) podem (e devem!) ser analisadas em tempo real.
Assim, as empresas podem identificar falhas rapidamente, colocando melhorias em prática. Isso era impensável há bem pouco tempo. Além de tudo isso, a diminuição das distâncias literalmente entre empresas e clientes ajudou e muito. Afinal, hoje, mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo.
Com isso, os consumidores ganham. Eles têm mais oportunidades de conhecer empresas com as quais se identificam. O mesmo vale para as empresas que podem criar um bom posicionamento online, aumentando as suas oportunidades de venda por diversos canais!
Muitas pessoas podem pensar “nossa, vou conseguir falar com o máximo de pessoas possível”, e sim, isso é ótimo!
Mas um dos grandes diferenciais do Marketing Digital é que as empresas conseguem agora fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas! Ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir da sua empresa.
Isso é um grande benefício porque, além de economizar dinheiro, afinal você deixa de gastar muito dinheiro com pessoas que não têm interesse em seus produtos e serviços através da segmentação, você passa a conhecer melhor o seu público, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.
Esse é o segredo por trás do valor real do marketing digital, e está revelado para qualquer um colocar em prática! Só é necessário um método e falaremos sobre isso agora!

    1. Estratégias de Marketing Digital

Existe uma infinidade de maneiras de aplicar uma estratégia de marketing digital. O crescente poder de processamento dos computadores e da infraestrutura em internet nos levou a um universo de possibilidades. Basta pensar no volume e na qualidade de conteúdos que temos disponíveis hoje.


Hoje, se eu perguntar qualquer coisa ao Google, há boas chances de eu receber uma resposta satisfatória. E essa resposta estará contida em algum conteúdo disponibilizado por um site na internet.
Seguindo essa lógica, sites que contêm muitas e boas respostas têm mais chances de atrair o público e, consequentemente, conquistar mais clientes, aumentar a sua percepção de marca e saber cada vez mais sobre o comportamento dos consumidores.

    1. Redes sociais

Poucos lugares proporciona tanto a interação das pessoas com as marcas quanto as redes sociais. Elas são um canal criado exatamente com esse objetivo: comunicação, influência e diálogo.


Assim, ter uma página nas principais redes sociais onde o seu público se encontra tornou-se indispensável: seja para promover suas ações e conteúdos, seja para que as pessoas conheçam o “por trás das câmeras” da sua empresa.
Aliás, esse se tornou um ponto fundamental para a escolha de uma marca por parte dos consumidores, que é se identificar com as empresas além do produto e do serviço, mas com os valores e o ideal por trás delas. E as redes sociais são um excelente canal para que esse engajamento aconteça. Mídias sociais são, como o próprio nome diz, os meios. Contudo, o mais importante a se cultivar são as redes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS.

Em vista dos argumentos apresentados, percebe-se que o marketing digital é um instrumento de suma importância na estratégia empresarial atual, seja para elevar a lucratividade, melhorar a imagem da organização, conseguir uma diferenciação no mercado ou conquistar novos clientes. O varejo digital mostrou-se também como um importante canal de distribuição. A utilização do meio virtual para a realização de vendas demonstrou-se bastante eficiente, visto que muitos consumidores foram oportunizados com vendas de melhor comodidade, acessibilidade e simplicidade.


Contudo, o marketing digital não pode ser utilizado da mesma forma que o marketing tradicional, visto que a resposta do consumidor é imediata e com os grandes formadores de opinião na internet o erro em uma ação pode ser exposto à uma audiência ainda maior.
O marketing passa pelo maior momento de sensibilidade da história com o seu consumidor. Mais do que nunca as estratégias se provam o principal elemento no mercado. Saber como vencer em um comércio tão traiçoeiro como o de hoje não é fácil, porém o planejamento estratégico tem conseguido se reinventar com a internet, que apresenta o desafio de estar em constante mudança.
Por fim, é válido ressaltar que o marketing digital revoluciona o mercado trazendo uma interação nunca antes vista entre consumidor e marca, permitindo uma precisão maior na comunicação. O mercado se tornou mais desafiador com o marketing digital, entretanto as possibilidades que vieram junto com esta ferramenta não apresentam limites.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS.





  1. INTSP. O que é marketing digital. Com School, 2019. Disponível em: . Acesso em: 29 de junho de 2019.




  1. O que é marketing digital. Rock Content, 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 de junho de 2019.




  1. O que é Marketing Digital? Aprenda Agora a Definição, Como Fazer e Muito Mais. Neil Patel, 2019. Disponível em: . Acesso em: 30 de junho de 2019.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal